Pesquisas mostram que CEOs bem-sucedidos alcançam o topo porque encontram mentores ao longo do caminho. Em um estudo com 1.250 grandes executivas, dois terços contaram que tinham uma orientadora e 29% afirmam ter superado seus colegas que não possuíam uma. Entre as bem-sucedidas consultadas, todas afirmaram ter uma mentora.
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Ter mentoria durante a carreira é fundamental em um cenário onde o progresso de mulheres em posições de destaque e na tomada de decisões nas empresas ainda está estagnado. Para ajudar a combater essa tendência, é necessário que mais mulheres sejam mentoras de outras mulheres.
A mentoria pode ser uma das experiências mais enriquecedoras durante a carreira. Ver outra pessoa se dedicar ao seu próprio crescimento e sucesso e ajudá-la passo a passo a alcançar seus objetivos pode revigorar a sua própria paixão peo seu trabalho. Outro benefício é entender melhor as funcionárias que você guia e como as motivar para as manter na empresa.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 6 dicas para ajudá-la a ser bem-sucedida como mentora:
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iStock 1. Descubra se está no caminho certo
Você saberá que está no caminho certo quando encontrar uma jovem com a qual se importa. Esse elemento precisa estar presente tanto para quem faz a mentoria quanto para quem recebe. Você não pode forçá-lo. De preferência, elas irão escolhê-la. Seja paciente. Se você estiver aberta para a possibilidade de uma mulher da sua organização ou rede de contatos se beneficiar da sua experiência, a oportunidade irá encontrá-la. Como afirma um velho ditado, “quando o professor está pronto, o aluno aparece”.
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iStock 2. Divirta-se
Isso é válido para ambas as partes. Mantenha-se positiva e solícita. Não critique, apenas ensine ou corrija.
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iStock 3. Escute o tanto quanto fala
Você tem muito para oferecer, então, é tentador dominar a conversa, mas quem tem você como mentora também precisa falar. Seja como uma espécie de caixa de ressonância e informações. Procure, primeiramente, entender antes de ser entendida. Se você gastar a mesma quantidade de tempo para escutar e falar, agirá da maneira correta. Quando as pessoas ouvem alguém que consideram um especialista, neurologistas afirmam que a parte do cérebro que resolve problemas é inibida. Então, lembre-se de que quem recebe a mentoria aprende mais quando fala do que quando escuta.
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iStock 4. Utilize atitudes assim como as palavras
Quem você pode apresentar para quem faz mentoria com você? Em quais eventos poderia levá-la? O que você fará por ela pode ser tão ou mais poderoso do que o que você diz. Abra novas portas. Crie novas conexões. Apoie novas experiências.
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iStock 5. Seja uma modelo ao ser uma humana
Todos estão sempre ocupados, então, isso não é uma desculpa. Apareça na hora para demonstrar que valoriza quem recebe sua mentoria. Seja humana e compartilhe seus próprios medos, ansiedades e como faz para superá-los para que a orientada possa ver que ser perfeita não é um objetivo realista. Correr riscos e falhar faz parte do crescimento.
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iStock 6. Mostre a importância de ter responsabilidades
Você tem a oportunidade de fazer a diferença, mas apenas se a pessoa que tem você como mentora estiver disposta a cumprir seus objetivos ou trabalhar o necessário para alcançá-los. Uma das primeiras coisas que a pessoa que recebe mentoria deve aprender com você é ter responsabilidades. Parabenize suas conquistas e investigue o motivo de seus erros.
Com sorte, você irá descobrir que a pessoa que faz mentoria com você supera suas expectativas. Entretanto, se ela, constantemente, não cumpre suas promessas e planos ou não respeita seu tempo, você talvez precise encontrar outra pessoa para ser mentora. Se você romper a relação por esses motivos, será a maior lição que poderia ensinar.
1. Descubra se está no caminho certo
Você saberá que está no caminho certo quando encontrar uma jovem com a qual se importa. Esse elemento precisa estar presente tanto para quem faz a mentoria quanto para quem recebe. Você não pode forçá-lo. De preferência, elas irão escolhê-la. Seja paciente. Se você estiver aberta para a possibilidade de uma mulher da sua organização ou rede de contatos se beneficiar da sua experiência, a oportunidade irá encontrá-la. Como afirma um velho ditado, “quando o professor está pronto, o aluno aparece”.
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