A edição 95 da Forbes Brasil, que já disponível online nos aplicativos na App Store e na Google Play, traz a terceira Lista Forbes 10 Melhores CMOs do Brasil. Nela, selecionamos os líderes de marketing que souberam ler o mercado e fazer brilhar suas marcas. O material é resultado de intensa pesquisa e da ajuda dos especialistas Alessandro Souza, Genaro Viana Galli e Rene Goellner (ESPM Porto Alegre); Clotilde Perez (ECA-USP); Cristina Naumovs (Apego Inc.); Eric Messa (Faap); Jane de Freitas Mündel (ESPM-SP); e Miriam Mazo (PUCPR). A reportagem é de Décio Galina, Luiz Gustavo Pacete, Mariana Weber, Marjorie Zoppei, Paola Carvalho e Tiago Cordeiro, com edição de José Vicente Bernardo. Veja a seguir a lista dos escolhidos.
Daniel Wakswaser, vice-presidente de marketing da Ambev
Fabio Kadow, diretor de marketing da Puma Brasil
Kim Farrell, diretora de marketing para América Latina – TikTok
Loraine Ricino, diretora de marketing e ESG da Gol Linhas Aéreas
Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil
Luiz Arruda, diretor executivo de marketing e clientes da Porto Seguro
Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente de marketing da Havaianas
Patrícia Corsi, diretora global de marketing e digital da Bayer
Rafael Ugo, diretor de marketing do Latin America Hub para Volvo Cars
Sandra Montes, CMO do Rappi
Outros destaques da edição são:
Lista das melhores bolsas de criptomoedas do mundo
Outra lista presente nesta edição que pode – e deve – servir de guia a investidores interessados no crescente universo das criptomoedas é a das melhores bolsas desse tipo de ativo no mundo – com a brasileira Mercado Bitcoin entre elas. Veja os critérios que a Forbes usou para determinar a confiabilidade de uma corretora de criptomoedas e tenha-os em mente se e quando optar por investir nelas.
Agro: os reflexos da guerra na geopolítica dos alimentos
Análise igualmente importante está presente na reportagem que mapeia os reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia na geopolítica global sob o ponto de vista da alimentação – e, mais especificamente, seus reflexos no agronegócio brasileiro, ainda distante da autossuficiência em fertilizantes.
Seguros: o impacto das mudanças climáticas no setor
Já o mercado de seguros está correndo para se adaptar a outros tipos de desastre: aqueles decorrentes das rápidas mudanças climáticas que provocam enchentes, tempestades, incêndios… e enormes prejuízos patrimoniais (para ficarmos na consequência menos dramática de tais eventos).
ForbesLife
Conheça os belíssimos cenários da Patagônia Argentina ao redor do hotel Explora El Chaltén, considerado o paraíso do trekking.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn