Não é apenas seu corte de cabelo ou suas roupas. Mandar emojis, que significa “caracteres de imagem” em japonês, faz de você um velho. Dentro do local de trabalho, os emojis podem fazer você parecer distante, grosseiro e até passivo-agressivo, de acordo com um novo relatório da Prospectus Global.
Desde suas origens no Japão no final dos anos 90 e seu avanço global em 2011, existem 838 emojis em uso popular hoje. Uma pesquisa com 2.000 jovens de 16 a 29 anos, que enviam cerca de 80 emojis por semana, mostrou que a cultura do cancelamento está chegando para os emojis e as pessoas que os enviam.
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O emoji de joinha – classificado como o pior de todos – está no topo da lista. Aqui estão os 10 principais emojis que fazem você parecer velho, de acordo com o Yahoo News:
- Joinha 👍
- Coração vermelho ❤️ ️️
- Ok 👌
- Marca de verificação ✔️
- Cocô 💩
- Chorando alto 😭
- Macaco cobrindo os olhos 🙈
- Palmas 👏
- Marca de beijo 💋
- Careta 😬
Enquanto 22% dos entrevistados relatam que usam vários emojis em uma mensagem de texto “para deixá-la mais clara”, uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv diz que os emojis realmente fazem você parecer menos poderoso. “O uso de imagens sinaliza um desejo maior de proximidade social”, diz a pesquisa. “As pessoas usam imagens estrategicamente para sinalizar menos poder”, continua a pesquisa. Em algumas situações, especialmente em um ambiente de trabalho ou de negócios, [o envio de emojis] pode ser caro, porque sinaliza pouca força”.
Geração Z
Rude e hostil. É assim que a Geração Z chama o ícone de joinha no Reddit. Um usuário de 24 anos, HuaAnNi, escreve: “É super rude se alguém apenas enviar um polegar para cima. Demorei um pouco para me ajustar e tirar da minha cabeça que isso significa apenas que eles [os texters da Geração X, ou talvez Boomers ou mesmo Millennials] estão com raiva de mim”. AvalancheReturns respondeu: “É apenas uma maneira de dizer ‘Eu li sua mensagem e não tenho nada a acrescentar e espero e rezo a todos os deuses que todas as pessoas neste bate-papo em grupo não tenham nada a dizer sobre isso também.’”
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Eles não estão errados. O emoji do polegar para cima é o novo “OK”. Quer você o veja como desdenhoso ou eficiente, os emojis não são o único jogo na cidade, quando se trata de comunicação online. Não é de surpreender que os entrevistados da geração Z tenham resposta simples para criar maior impacto no trabalho: Use palavras.
Por que os emojis nem sempre funcionam no trabalho
“Eu só uso [o emoji de joinha] sarcasticamente”, diz Barry Kennedy, 24, em artigo do New York Post. No entanto, não há como indicar o tom em uma mensagem de texto. É por isso que você ama ou odeia mensagens de texto.
Quando o tom não existe, é fácil atribuir um – mesmo que sarcasmo ou grosseria sejam os errados. Em última análise, o meio é a mensagem – então por que arriscar o ruído de comunicação no trabalho? Quando você pensa que está transmitindo eficiência, mas sua equipe lê isso como sarcasmo, sua comunicação não está funcionando.
É fácil transformar essa questão em um debate geracional, mas isso é muito reducionista. A verdadeira questão aqui – e ela não tem idade – é a comunicação eficaz. Converse com sua equipe e descubra se eles acreditam que um emoji de joinha é desdenhoso, rude, sarcástico ou qualquer outra coisa. E use suas palavras para esclarecer seu significado, para que não haja mal-entendidos.
Não recue quando puder falar ou use palavras que esclareçam o que você quer dizer.
Como corrigir sua comunicação no trabalho
O site Match.com descobriu que quanto mais emojis uma pessoa solteira usar em suas mensagens, mais encontros ela terá – e mais sexo fará. (A derradeira proximidade social, talvez). Esta pesquisa com mais de 5.600 solteiros aponta para um resultado inesperado do uso de emojis – mas provavelmente não a correlação que você procura no trabalho.
“Somos pessoas e temos palavras para usar”, diz Kim Law, uma assistente social de 25 anos do condado de Nassau em Long Island, nos EUA. “Se eu tirei um tempo para escrever uma mensagem, então você não deveria estar respondendo com o mínimo necessário. Conserte e escreva algo real de volta.” Especialistas em comunicação ainda estão avaliando a ordem dela na frase final – aquela sem a palavra “por favor” -, mas você entendeu. Suponha que ela não está sendo mandona, apenas tentando ser direta, e a mensagem é mais fácil de digerir.
O professor Vyvyan Evans, autor de “The Emoji Code”, diz: “Um preconceito comum é que um emoji é o equivalente a um grunhido adolescente, um passo atrás para a idade das trevas do analfabetismo, tornando-nos comunicadores mais pobres no processo – talvez até mais burros também.”
Mensagens de texto e emojis no trabalho: um risco
Sabemos desde a década de 1960 que a maior parte da comunicação é não-verbal. Os emojis são como qualquer ferramenta: é a maneira como você os usa que importa. Você está entrando em seu propósito e aparecendo como o líder que deseja ser, com aquele emoji? Ou você está resmungando para sua equipe em uma conversa em grupo? A pesquisa diz: reconsidere.
Lembre-se da primeira regra de uma ótima comunicação: considere seu público. Se mensagens de texto são um gatilho, não puxe. Em vez disso, use a ferramenta de negócios número um hoje: a conversa. Certifique-se de ver e definir as expectativas, para que, se você usar esse emoji de joinha, não receba uma resposta de polegar para baixo.
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