De acordo com uma pesquisa publicada pela MIT Sloan School of Management, ambientes de trabalho tóxicos têm sido a força motriz da Grande Demissão que acontece nos EUA (e, sabemos pelas pesquisas, de um número crescente de baixas nas empresas do Brasil e do mundo).
O estudo descobriu que as culturas de trabalho tóxicas são a maior causa de desgaste – ainda mais do que a insegurança no emprego ou salários ruins. Com base na análise, os principais elementos que contribuem para as culturas tóxicas incluem a falha em promover a diversidade, a equidade e a inclusão, os funcionários se sentindo desrespeitados e o comportamento antiético.
Embora você possa se encontrar em um ambiente de trabalho tóxico, pode não ter o luxo de desistir – pelo menos não imediatamente. Nesse caso, é essencial desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis. Aqui estão algumas maneiras de se manter positivo e produtivo até encontrar uma empresa que tenha uma cultura de apoio que se alinhe aos seus valores.
Deixe de lado o que você não pode controlar
Ao tentar sobreviver a um ambiente de trabalho tóxico, é fundamental lembrar que existem coisas fora de sua esfera de influência. Enquanto você normalmente não pode controlar a cultura, você pode controlar como você responde à situação. Comece deixando de lado quaisquer pensamentos e sentimentos negativos. Ao fazer isso, você se livra deles e de todo o estresse e ansiedade que eles causam.
Estabeleça limites
Culturas de trabalho tóxicas podem ser desgastantes. É por isso que é tão importante desenvolver e impor limites saudáveis. Parte dessa estratégia é evitar as fofocas do escritório. Por exemplo, quando seu colega começar a falar mal de seu chefe ou colegas de trabalho, tente mudar de assunto. Dessa forma, você pode evitar ser sugado pela negatividade.
Encontre um grupo de apoio
Encontre pessoas em quem você confia para ajudá-lo a superar esse momento difícil. Embora possa haver muita negatividade no trabalho, tente encontrar colegas positivos que possam melhorar seu humor e ajudá-lo a se sentir menos isolado. Também pode ser útil trabalhar com um mentor ou coach se você achar que é hora de procurar outras oportunidades.
Crie um plano de ação
Uma das melhores maneiras de começar a controlar a situação é agir. Comece com um pequeno passo. Quando você está “em ação”, é muito mais difícil se sentir preocupado ou desamparado. Por exemplo, se você decidir que é hora de começar a procurar um novo emprego, faça isso em silêncio. Em alguns ambientes de trabalho tóxicos, outras pessoas podem não ficar felizes se descobrirem que você está procurando emprego, apesar de tudo. E comece já a economizar dinheiro para poder sair se as coisas ficarem incontroláveis.
Lembre-se de que você não é seu trabalho
Ligar muito estreitamente nossas identidades ao trabalho pode ser perigoso. É importante lembrar que sua carreira não define você. Uma razão é que, se você vincular sua identidade ao seu trabalho, os sucessos e fracassos que experimentar afetarão diretamente sua autoestima. Quando você fica tão enredado com seu trabalho que ele começa a defini-lo, você também pode começar a deixar que ele determine seu próprio valor. Em vez disso, identifique as coisas que realmente importam para você e mantenha-as na vanguarda de sua vida profissional.
A toxicidade no local de trabalho não está apenas aumentando, mas também extremamente prejudicial para o bem-estar mental, físico e emocional dos funcionários. Não espere que a situação se agrave a ponto de você experimentar estresse, depressão e, finalmente, esgotamento. Em vez disso, use esses mecanismos de enfrentamento até que você possa estabelecer um cronograma para sua busca de emprego. Em seguida, concentre sua energia em encontrar um novo papel em um ambiente onde você se sinta valorizado e apoiado.