Palestrantes persuasivos e influentes nos transmitem uma aparência irresistivelmente convincente. Eles parecem mais certos, conhecedores e autoconfiantes, então nos apegamos a cada palavra deles e nos sentimos compelidos a segui-los e nos alinhar com seu ponto de vista.
Em outras palavras, eles transmitem confiança.
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“Falar com poder e confiança não é uma habilidade com a qual você nasce, é algo que você pode aprender”, diz Jonah Berger, professor de marketing na Universidade da Pensilvânia e autor de livros best-sellers.
Em seu novo livro, “Palavras mágicas: o que dizer para conseguir o que quer“, ele identifica seis tipos de linguagens que têm o poder de ajudá-lo a persuadir outras pessoas, aprofundar seus relacionamentos e ter mais sucesso em sua carreira.
Uma delas, a linguagem da confiança, inclui palavras que sinalizam o quão confiante você está, ou não, nos fatos e opiniões que está dizendo. Elas também afetam como você é percebido pelos outros e o impacto do que você afirma.
Confira, segundo Berger, como parecer mais confiante:
1. Troque algumas palavras
Berger diz que usar termos que expressam possibilidade, palavras como “pode”, “penso” ou “talvez”, reflete ambiguidade, cautela ou indecisão. Eles também podem prejudicar nosso impacto nos outros, porque sugerem que não temos certeza de nossas opiniões e recomendações. Por outro lado, quem usa palavras que expressam certeza, como “definitivamente”, “com certeza” e “claramente”, sinaliza certeza absoluta para seus ouvintes, aumentando a probabilidade de eles seguirem suas sugestões. Para transmitir confiança, diz Berger, abandone quaisquer possibilidades e substitua-as por termos que expressam certeza.
2. Elimine as interjeições
Más notícias: embora seja bastante comum, dizer muito “hum”, “uh” e “er” prejudica sua eficácia, sinaliza incerteza e faz você parecer menos poderoso e autoritário. Ou seja, parece que você não está confiante. Em vez de usar essas interjeições, tente fazer um silêncio para permitir que seu público absorva o que você disse, te dando a chance de descobrir o que falar a seguir. A pausa te ajudará a parecer mais confiante e os outros irão te ver de maneira mais positiva.
3. Fale no tempo presente
Curiosamente, o tempo verbal que você usa para compartilhar suas opiniões e recomendações é importante. Berger observa que usar o tempo verbal presente é mais persuasivo. O tempo passado sugere que algo era verdade em um momento específico e que o que é transmitido hoje é subjetivo. Ainda, o tempo presente implica algo mais geral, estável e duradouro. O presente também aumenta o impacto porque é visto não apenas como a opinião de uma pessoa em um momento no passado, mas como uma verdade objetiva e universal da qual o locutor tem certeza.
4. Expresse dúvida no momento certo
Embora possa parecer contra-intuitivo, saber quando expressar dúvida também pode ser útil. É mais provável que as pessoas queiram se intrometer quando você está em um debate acalorado sobre um assunto polêmico. Ao expressar dúvida e incerteza, você sinaliza uma abertura para as perspectivas de outras pessoas. Isso também te ajuda a parecer menos ameaçador e a colocar o problema como complexo e cheio de nuances, o que aumenta a receptividade do público. Dessa forma, ser mais indireto pode ser mais persuasivo.
Lembre-se, transmitir confiança não se limita a poucas pessoas. “Ao saber usar a linguagem da confiança, podemos sinalizar nossa experiência, mostrar nossa abertura a pontos de vista opostos e encorajar outras pessoas a concordar com o que estamos dizendo”, diz Berger.
* Amy Blaschka é colaboradora da Forbes USA. Ela é uma ghost writer para perfis de redes sociais, ajudando-os a se comunicar e conectar de forma mais eficiente com o público.
(Traduzido por Gabriela Guido)