O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, recentemente indicado pelo governo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, informou o banco estatal nesta sexta-feira (12).
Galípolo disse à Reuters que, quando for nomeado para o Banco Central, ele deixará o conselho do BB. Sua nomeação ainda precisa ser formalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e posteriormente aprovada pelo Senado Federal.
Galípolo chegou ao governo para fazer parte da equipe do ministro Fernando Haddad, e foi confirmado no início desta semana como o indicado para a cadeira de política monetária do BC.
A escolha pela indicação de Galípolo para o BC veio em meio a críticas reiteradas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à política de juros da autarquia.
A Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano, é definida pelo Comitê de Política Monetária do BC, o Copom, do qual Galípolo, se aprovado, fará parte.
Além de Galípolo, Anelize Almeida, Procuradora da Fazenda Nacional, foi eleita para a posição de vice-presidente do conselho do Banco do Brasil, acrescentou o banco em comunicado.