Dos funcionários que estão em fase de onboarding – a recepção inicial aos contratados, também conhecida como período de experiência, 81% declara ter uma boa experiência com o empregador. Enquanto isso, entre aqueles que estão de saída, o percentual cai para 46%. Isso mostra que a vivência do funcionário, que hoje ganhou o nome de employee experience, tem uma redução significativa conforme o tempo passa, segundo relatório da empresa de análise de experiência do colaborador Pin People. O levantamento teve mais de 390 mil participantes de empresas médias e grandes com base em dados colhidos ao longo de 2022.
A percepção de uma experiência positiva cai principalmente entre 90 e 180 dias de permanência do empregado, passando de 83% de boas avaliações aos 90 dias para 68% nos 180. Essa queda tem a ver, entre outros fatores, com uma disparidade entre o que é prometido ao colaborador no processo seletivo e nos primeiros dias na empresa em relação ao que ele verdadeiramente recebe nos meses posteriores de trabalho.
Há ainda uma diferença de gênero: as mulheres estão muito mais insatisfeitas com a maneira como são despedidadas. A variável “Desligamento Respeitoso” foi apontado por 48% por elas, contra 78% dos colegas homens que perceberam esse mesmo respeito na hora de sair da empresa.
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Com a análise da insatisfação dos funcionários com seus empregadores, destacam-se a percepção de aprendizado e desenvolvimento, a expectativa de permanência e a clareza sobre possibilidades de carreira na companhia. Por isso, o estudo reforça a importância de fortalecer a cultura de desenvolvimento contínuo e de reconhecimento ao longo da jornada de trabalho. “O fortalecimento de métodos alternativos de aprendizagem e de reconhecimento deve ser um objetivo para muitas empresas”, diz Frederico Lacerda, CEO da Pin People.
Tendências de employee experience em 2023
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Getty Images 1. Importância do employee experience para além do onboarding
Necessidade de uma atenção prolongada e contínua ao longo da jornada dos funcionários na empresa. Apesar da primeira impressão do colaborador ser muito importante, é essencial fazer com que todos os dias do ciclo dele na empresa sejam uma oportunidade de tornar as experiências ainda mais positivas e desenvolver talentos de forma que ambos os lados se beneficiem.
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Getty Images 2. Construção de uma organização plural
Reforço da diversidade de funcionários, que resultam em ideias e estratégias mais criativas, inclusivas e competitivas. Mais do que efeitos positivos na produtividade e qualidade das entregas, a pluralidade de pessoas é também positiva para a marca empregadora.
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Getty Images 3. Redesign da organização flexível
Com a ineficiência da rigidez do regime de trabalho, é necessária uma reavaliação de processos, estratégias e objetivos para que a maneira de trabalhar e as políticas do empregador atendam às exigências do mundo atual.
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Getty Images 4. Proatividade frente ao bem-estar
A valorização do bem-estar dos funcionários se tornou uma das principais características de bons ambientes de trabalho e boas experiências profissionais. Em vez de só remediar os efeitos no trabalho na saúde mental dos colaboradores, os empregadores devem propor políticas e medidas proativas para evitar questões como burnout e falta de segurança psicológica na força de trabalho.
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Getty Images 5. O acolhimento na despedida
Com uma mudança clara nas prioridades de pessoas colaboradoras que levaram a altos índices de saída, o acolhimento do funcionário nessa despedida é importante para garantir que a experiência com a empresa será encerrada de uma forma tão positiva quanto foi iniciada. Assim, há o incentivo de que a pessoa continue agindo como promotora da empresa e de sua marca empregadora mesmo que fora dela.
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Getty Images 6. Suporte e desenvolvimento das lideranças
As lideranças são responsáveis por direcionar e inspirar os membros da equipe, definir metas, incentivar a criatividade e o pensamento crítico, impulsionar o desenvolvimento, desenvolver talentos, gerir comunicações, tomar decisões estratégicas, avaliar riscos e, principalmente, fazer tudo isso garantindo uma ótima experiência para sua equipe. Para isso, elas precisam ser desenvolvidas para entender seus papéis na experiência do colaborador e, ao mesmo tempo, precisam ter experiências positivas para proporcionar o mesmo para outros funcionários.
1. Importância do employee experience para além do onboarding
Necessidade de uma atenção prolongada e contínua ao longo da jornada dos funcionários na empresa. Apesar da primeira impressão do colaborador ser muito importante, é essencial fazer com que todos os dias do ciclo dele na empresa sejam uma oportunidade de tornar as experiências ainda mais positivas e desenvolver talentos de forma que ambos os lados se beneficiem.