Desde que decidiu que carreira seguir, Mariana Zonenschein se questionava se cursava direito ou comunicação na faculdade. Acabou escolhendo a advocacia e fundando o escritório Asseff Zonenschein Advogados, mas o mundo da comunicação sempre envolveu seu trabalho: acabou atendendo famosos na área de contencioso cível estratégico. O cantor e compositor Seu Jorge, os atores Bruno Gagliasso, Giovanna Antonelli e Fernanda Lima em processos contra fake news e de proteção de direitos autorais.
No último mês, foi indicada ao prêmio Women in Business Law na categoria de Media & Entertainment, no qual competiu com advogadas que atendem clientes mais famosos ainda, como Lady Gaga e Madonna, além de empresas como Pfizer e Thomson Reuters. Ela ainda foi reconhecida pelo guia internacional Best Lawyers como destaque na categoria de litigation.
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Como liderança feminina na advocacia, uma das características de Zonenschein é a habilidade de transmitir suas mensagens de acordo com o receptor e não ter medo de se impor nos tribunais. “Tenho que pensar: ‘Que maneira vou levar essa causa para um juiz que pensa diferente de mim?’ Ele é uma pessoa, cada um qual com as suas diferenças”, diz a advogada. “Não levo desaforo para casa. Se for o caso de me impor, não teria problema em fazer isso.”
Em conversa com a Forbes, a sócia-fundadora do Asseff Zonenschein Advogados também disse como conseguir e fidelizar clientes de grande proporção em seus mercados. Confira:
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Getty Images 1. Tenha uma equipe feliz e satisfeita com o trabalho
“Sem uma equipe satisfeita e feliz, é impossível captar a quantidade de clientes que conseguimos e entregar um trabalho com a eficiência necessária para que você seja recomendada no boca-a-boca e tenha clientes felizes”, diz Zonenschein. Como política de valorização da saúde dos seus funcionários, a advogada propôs, no último ano, palestras e consultas com a nutricionista Cynthia Howlett e, para este ano, planeja oferecer aulas de yoga no ambiente de trabalho.
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Getty Images 2. Não aceite qualquer cliente que chega
Por comandar seu próprio escritório, a advogada ressaltou ser importante a escolha de quais causas serão aceitas ou não para a estratégia a longo prazo do negócio e da sua carreira como advogado. “Não é tudo sobre dinheiro, né? Você precisa ter clientes cujas pretensões não sejam completamente contraditórias entre si, senão sua empresa fica envolvida em conflitos internos”, diz Mariana Zonenschein.
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Getty Images 3. Seja incisiva nas ações para seus clientes
“É importante separar os problemas dos seus clientes daqueles seus mas, também, considerá-los como seus até que sejam solucionados”, diz a advogada. Ela relembra do processo em que atuou a respeito da fake news de que o ator Marcos Pigossi estaria tendo um caso com outro ator. “Lembro muito da sensação de impotência dele. É nesse momento que o problema do cliente vira o seu.”
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Getty Images 4. Tenha eficiência para negociar os melhores resultados a longo prazo
Mariana Zonenschein atuou como defensora de Seu Jorge em um processo de direitos autorais contra a família do cantor Mário Lago. Como Seu Jorge queria ficar com os direitos autorais da música “Mania de Peitão” com trechos da canção “Ai que saudade da Amélia”, o acordo que firmou junto da gravadora Universal Records foi o que realmente chegou ao resultado desejado pelo cliente, ao invés de levar o caso aos tribunais para “ganhar do outro lado”. “Temos que pensar em como chegar ao resultado de maneira mais célere, mas o remédio deve ser dado ao cliente na medida para resolver aquilo que ele está precisando”, diz a advogada.
1. Tenha uma equipe feliz e satisfeita com o trabalho
“Sem uma equipe satisfeita e feliz, é impossível captar a quantidade de clientes que conseguimos e entregar um trabalho com a eficiência necessária para que você seja recomendada no boca-a-boca e tenha clientes felizes”, diz Zonenschein. Como política de valorização da saúde dos seus funcionários, a advogada propôs, no último ano, palestras e consultas com a nutricionista Cynthia Howlett e, para este ano, planeja oferecer aulas de yoga no ambiente de trabalho.