Quase 10 mil vagas de estágio foram abertas neste primeiro semestre de 2023, que fazem parte de um total de 48,8 mil oportunidades abertas nos últimos dois anos. Os dados são do recente levantamento feito pelo portal Vagas.com.
Ambev, Nubank, Grupo Boticário, Pátria Investimentos, Bradesco, Bayer, Alpargatas e BASF são algumas das empresas com inscrições abertas para seus programas de estágio. “O estagiário deve desempenhar funções que trazem valor para a empresa e para o seu próprio desenvolvimento”, diz Milton Beck, CEO do LinkedIn. Logo, passar por essas experiências de aprendizado é fundamental para quem quer ingressar no mercado de trabalho.
Leia também
- Dia do estagiário: o que CEOs gostariam de ter ouvido no início da carreira
- As principais perguntas feitas sobre estágio nas buscas do Google
A Forbes conversou com Carla Esteves, co-CEO da Cia de Talentos, que dá dicas de como estudantes podem se destacar em processos seletivos de estágio. Confira:
-
Getty Images 1. Tenha um currículo organizado, objetivo e completo
O primeiro contato entre a empresa e o candidato é por meio do currículo. Por isso, é importante que ele tenha informações de contato, formação, experiências profissionais (caso a pessoa tenha) e atividades extracurriculares, como projetos voluntários, acadêmicos, intercâmbios etc.
-
Getty Images 2. Pesquise sobre a empresa e a vaga
É importante conhecer a companhia em que você quer trabalhar, o que ela faz, em qual segmento atua. Assim, o candidato demonstra interesse e pode dar respostas e ideias mais embasadas durante as etapas de entrevista e dinâmica.
Importante lembrar também de pesquisar sobre a vaga para entender se o perfil que a empresa procura é aderente ao seu. Assim é possível identificar traços culturais importantes da empresa e avaliar se eles estão alinhados com você.
-
Getty Images 3. Destaque suas habilidades
Durante a entrevista, conte sobre projetos que você participou na faculdade e resultados que obteve. Os exemplos são importantes para que o recrutador consiga te conhecer um pouco mais.
-
Getty Images 4. Desenvolva competências técnicas e comportamentais
É importante se desenvolver e aprimorar habilidades técnicas e emocionais, além de buscar informação que seja relevante para a indústria e para o mercado ao qual a empresa pertence.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Prepare-se para cada etapa
Mesmo se for online, é importante tomar alguns cuidados com a aparência. Escolha um local tranquilo, com internet estável, peça para as pessoas que moram com você não te interromperem. Além disso, antes da entrevista, pense sobre pontos que você acha importante comentar.
-
Getty Images 6. Tenha autenticidade e uma boa comunicação
Pode parecer óbvio, mas vale falar que mentir nunca é uma opção. Não é difícil identificar quando alguém não está falando a verdade. Cuide também para ter uma comunicação clara e se fazer entender nos pontos mais importantes.
-
Getty Images 7. Participe de processos seletivos que realmente dão match com você
Se candidate para processos em que a empresa e desafio realmente pareçam ter a ver com seu perfil, seus valores, suas expectativas. Isso aumenta as chances de seu tempo e energia investidos terem retorno, pois a pessoa recrutadora também avaliará isso. Outro ponto importante é que te ajudará a se sentir realizado e feliz na sua carreira.
-
Getty Images 8. Aprenda com o processo
Não se desaponte com os “nãos” que receber, fazem parte. É importante que você absorva os feedbacks que for recebendo, ganhe confiança para falar, expor suas ideias e habilidades. Isso, sem dúvidas, será relevante para a sua trajetória profissional.
1. Tenha um currículo organizado, objetivo e completo
O primeiro contato entre a empresa e o candidato é por meio do currículo. Por isso, é importante que ele tenha informações de contato, formação, experiências profissionais (caso a pessoa tenha) e atividades extracurriculares, como projetos voluntários, acadêmicos, intercâmbios etc.