O evento de lançamento da Apple para uma nova geração de produtos, que aconteceu na última terça-feira (12), mostrou que a empresa é genial nesse tipo de produção e em gerar conversas em torno disso. Embora a Apple tenha um orçamento enorme que não podemos igualar aos nossos ganhos pessoais, podemos sim usar algumas de suas técnicas para fazer nossos conteúdos se destacarem e fortalecer nossa marca pessoal. Aqui estão sete lições que podemos tirar do lançamento do iPhone 15:
1. Transforme sua apresentação no evento do ano
O evento da Apple foi menos um lançamento de produtos de tecnologia e mais um show de produção. Fluiu como episódios de uma série de streaming, à medida que revelava cada um dos lançamentos. O entretenimento educativo e a emoção mantiveram o público envolvido.
Guardadas todas as proporções, faça sua próxima apresentação ou palestra e transforme-a em conteúdo imperdível. Trabalhe as informações como uma história convincente, use recursos visuais que façam sentido e complementem o que está apresentando. Cuide de trazer informações relevantes para o seu público.
2. Lidere com o coração, não com a razão
O emocionante vídeo de abertura da Apple tocou mais nas novidades do que nas especificações técnicas dos novos produtos. Os humanos tomam decisões com base na emoção e a Apple sabe como direcionar essas emoções.
Identifique histórias reais, relevantes e que suscitem emoções para compartilhar antes de fazer uma palestra importante. Pode ser sua própria história, pode ser um case que você viveu. Construa o clima antes de entregar sua mensagem.
Leia também:
3. Envolva todos os públicos na apresentação
Havia algo em cada bloco da apresentação que interessava para o espectador. Se você é um entusiasta da tecnologia e quer ver como tudo isso funciona, a Apple mostrou um pouco dos bastidores das criações. Se você é um nerd interessado em dados, a Apple compartilhou todos os detalhes que você precisa para conhecer cada produto e resumiu as informações em imagens. Ou seja, conheça seu público, crie elementos visuais para atraí-lo.
4. Encontre e reforce sua mensagem central
A Apple reforçou incansavelmente as mensagens principais. Uma grande mensagem se repetiu: o compromisso da Apple com o meio ambiente. O foco da Apple em reciclagem e em zerar as emissões de carbono até 2030 foi dito pelo menos 12 vezes no evento. Identifique uma a três mensagens mais importantes na sua apresentação. Encontre maneiras de repeti-los durante as trocas. A repetição ajuda a memória.
5. Use todas as ferramentas à sua disposição
A Apple é mais do que o iPhone ou o Apple Watch. Em seus conteúdos, eles usaram todos os recursos à disposição deles. As habilidades de produção das equipes da Apple TV produziram um ótimo vídeo relacionando a marca à natureza. Sua sede icônica é um elemento que mostra que um bom design faz parte de tudo o que a Apple faz. Acione todos os recursos que você tiver disponíveis para fazer a sua apresentação. Use o ambiente, a tecnologia, produtos e recursos visuais para tornar sua mensagem memorável.
6. Confie no poder do vídeo
O vídeo deu vida à visão da Apple. No espaço de trabalho digital de hoje, o vídeo confere riqueza à nossa comunicação. Incorpore mais vídeos em suas comunicações. Torne-se um virtuoso do vídeo e veja sua carreira ganhar impulso. Com uma abordagem focada na emoção, na narrativa, na consistência, podemos tornar as nossas mensagens mais atraentes, influentes e inesquecíveis.
Confira as principais novidades apresentadas pela Apple:
-
Divulgação/Apple O novo AppleWatch Series 9 conta com a tecnologia “double tap”, com um sensor de movimento capaz de captar dois toques do dedo indicador com o polegar para atender ligações, iniciar gravações de áudio, abrir aplicativos, entre outras funções.
-
Reprodução/AppleEvent Com uma bateria que dura o dia inteiro, alimentada pelo novo chip S9, o smartwatch oferece um desempenho ainda melhor que os seus antecessores. Além disso, a Apple afirmou que o dispositivo contará com uma independência de redes de internet externas maior. A tela também será mais brilhante. Enquanto o localizador integrado ajuda a encontrar seu iPhone com facilidade. O toque final fica por conta da Siri, que agora está conectada aos seus dados de saúde para uma assistência personalizada.
O AppleWatch Series 9 custará a partir de: R$ 4.999,
-
Reprodução/AppleEvent O novo Apple Watch Ultra marcará um marco como o primeiro produto 100% carbono neutro da Apple. Com aprimorada capacidade de cálculo de altitude e longitude, um modo noturno automático e métricas avançadas para corredores, este dispositivo é uma escolha poderosa para atletas. Seu design foi concebido para resistir a condições extremas, desde altas altitudes até ambientes aquáticos e aéreos. Além disso, oferece uma incrível autonomia de 72 horas de bateria no modo de baixo consumo de energia.
O dispositivo custará a partir de: R$ 9.699,00
-
Reprodução/AppleEvent O novo iPhone 15 traz uma explosão de cores com opções em rosa, amarelo, verde, branco e preto, e uma das inovações mais notáveis da linha: a tecnologia “Dynamic Island”, onde o retângulo preto superior do aparelho é móvel e responde de maneira inteligente a widgets, proporcionando uma experiência de uso intuitiva e dinâmica.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/AppleEvent Entre outras vantagens do aparelho estão a câmera de 48MP, a tecnologia de resolução de imagens melhorada para retratos e ambientes com pouca luz, limpeza de áudio durante ligações, busca por amigos via compartilhamento de localização, tela duas vezes mais brilhante, resistência à água e o novo chip A16 Bionic.
O iPhone 15 custará a partir de: R$ 7.299.
-
Reprodução/AppleEvent Uma das novidades mais interessantes da nova linha é a completa adaptação ao modelo USB-C. Além disso, os aparelhos poderão transferir cargas de bateria entre si.
-
Reprodução/AppleEvent Tim Cook aproveitou o momento para reforçar a aposta da companhia no novo Apple Vision Pro. “Nossos desenvolvedores estão trabalhando para disponibilizarmos o Vision Pro para o público até o início de 2024.”
-
Reprodução/AppleEvent O iPhone 15 Pro é feito de titânio e alumínio (este 100% reciclável), promete ser mais leve, resistente e fino, apresentando uma beleza surpreendente. Com um novo botão de ação multifuncional, que permite silenciar o aparelho, capturar fotos, gravar áudios, abrir apps e muito mais. Além disso, ele traz a já apresentada “Dynamic Island” e widgets de descanso semelhantes aos de um Mac, juntamente com o chip A17 Pro, o chip mais rápido já usado em um smartphone, segundo Tim Cook.
O novo IPhone 15 Pro custará a partir de: R$ 9.299
-
Reprodução/AppleEvent O novo iPhone 15 Pro impressiona com uma câmera de 48MP Pro, zoom até 5X, 20 vezes mais estabilização que os antecessores e uma lente focal de 120mm. Segundo a Apple, essas inovações são correspondentes a 7 lentes de câmera no seu bolso.
-
Reprodução/AppleEvent O novo MacBook Air impressiona com a maior capacidade de armazenamento e velocidade já vista na linha.
O novo AppleWatch Series 9 conta com a tecnologia “double tap”, com um sensor de movimento capaz de captar dois toques do dedo indicador com o polegar para atender ligações, iniciar gravações de áudio, abrir aplicativos, entre outras funções.
* William Arruda é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é palestrante, cofundador de um canal de vídeos sobre carreira e de um portal para ajudá-lo a ampliar sua marca pessoal.