Quem quer impressionar na sua próxima videoconferência deve optar por um fundo com plantas em casa ou estante de livros, dizem os pesquisadores de um novo estudo que analisou as reações de pessoas a diferentes planos de fundo. O levantamento descobriu que essas duas opções faziam as pessoas parecerem mais confiáveis e competentes.
A pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, publicada em setembro, analisou 167 reações diferentes a imagens estáticas tiradas de videochamadas e perguntou quais pareciam mais confiáveis à primeira vista, com base em fatores como expressão facial, gênero da pessoa retratada e plano de fundo.
Leia também
- O print é eterno: cuidados com a reputação em tempos de cancelamento
- Hábitos de sucesso: o que 10 líderes de tecnologia recomendam para suas equipes
Aqueles que tinham vasos de plantas ou estantes de livros como fundo de tela causaram melhores primeiras impressões e foram considerados mais confiáveis do que aqueles que não tinham esses elementos. Os participantes também disseram que, de maneira geral, rostos sorridentes e mulheres eram mais confiáveis e competentes do que os homens ou pessoas com expressões faciais neutras.
Os menos confiáveis eram aqueles que usavam uma imagem tirada de contexto ou apenas o ambiente residencial em que estavam como plano de fundo, e ter um plano de fundo desfocado era visto mais positivamente do que uma casa não desfocada ou uma parede em branco.
Os participantes também disseram que a escolha do cenário era mais importante do que as roupas da pessoa quando se tratava das primeiras impressões, e que ver a casa de alguém em um contexto de trabalho é amplamente visto como pouco profissional, especialmente se a pessoa estiver trabalhando em um quarto em vez de em um escritório em casa.
Ao contrário das primeiras impressões em encontros presenciais, quando a linguagem corporal desempenha um papel importante na interação, os participantes no novo estudo preferiram que as videochamadas mostrassem apenas o que está acima dos ombros da pessoa, e que sorrir transmite competência num ambiente de trabalho.
“A experiência virtual pode ser considerada uma extensão da aparência profissional porque os espaços pessoais evocam inferências de caráter”, diz o estudo. “Os planos de fundo virtuais foram, portanto, caracterizados como o novo elemento crucial da comunicação corporativa por vídeo.”
A importância das chamadas de vídeo nos negócios
Espera-se que 75% das reuniões de negócios ocorram por meio de videoconferências até 2024. 300 milhões de pessoas usavam o Zoom em abril de 2020, um número significativamente superior aos 10 milhões de usuários no final de 2019, diz o estudo. Ao mesmo tempo, os usuários do Microsoft Teams saltaram de 20 milhões para 75 milhões e, em 2022, o Teams tinha 270 milhões de usuários. Apesar dos recentes movimentos de retorno ao escritório, as reuniões virtuais devem continuar em alta, especialmente em grandes empresas com muitos funcionários e negócios em diferentes regiões e países.
*Mary Whitfill Roeloffs é repórter da Forbes USA. Ela cobre hard news e é formada na Northeastern University.
(Traduzido por Gabriela Guido)