Quando se trata de construir uma marca pessoal, há muitas lições a serem aprendidas com o icônico personagem Chandler Bing, vivido por Matthew Perry na série “Friends”. Perry e eu nos encontramos pela primeira vez em uma academia de West Hollywood enquanto fazíamos esteira. A partir daí, nos vimos várias outras vezes, e fiquei comovido com a notícia de sua morte prematura no último sábado (28).
Apesar da tristeza, a interpretação de Chandler Bing por Matthew Perry oferece lições importantes de como construir uma marca forte e cativar o público.
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Getty Images 1. O raciocínio ágil como aliado do humor
Chandler Bing tinha o superpoder do humor e de pensar rápido para dar suas falas mais engraçadas. Foi o charme irônico de Matthew Perry que cativou o público em todo o mundo. Perry ajudou a quebrar o mito da indústria de Hollywood de que ser engraçado requer ser um idiota. Ele nos mostrou que humor e inteligência podem coexistir.
À medida que as pessoas tentam tomar o controle da construção da sua marca, elas podem incluir o humor nesse processo e nas suas interações com o público, não importa o quão formal seja a marca – pessoal ou não. Um estudo da multinacional de tecnologia Oracle mostra que consumidores são atraídos pelo humor: 75% preferem propagandas que os façam rir. Usar humor nas mensagens e publicidades da marca aumentará sua proximidade com o público, resultando em uma maior lembrança positiva atrelada a ela.
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Getty Images 2. Lealdade é importante
Chandler Bing tinha mais problemas com compromissos do que um adolescente. Isso me lembrou do poder da lealdade dos funcionários, que são os maiores embaixadores da sua marca. Os líderes devem se concentrar tanto nas necessidades de seus funcionários quanto nas necessidades de seus clientes e consumidores. Uma pesquisa da Gallup reafirma essa ideia: funcionários engajados aumentam a produtividade em 21% e diminuem a ausência em 37%. Ao promover uma cultura de dedicação, confiança e inclusão, você pode criar uma equipe mais comprometida, melhorando, assim, o desempenho da sua marca.
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Getty Images 3. Qual a profissão de Chandler? Tem a ver com tecnologia
Por ser analista de tecnologia, Chandler Bing foi o único entre os seis que abraçou a revolução digital. Matthew Perry destacou nesse papel que o poder do conhecimento tecnológico os diferenciava dos demais. Uma pesquisa da PwC mostra que 94% dos CEOs consideram a atualização tecnológica como a base do sucesso da sua organização. Ao ter ideias baseadas em dados e adotar tecnologias de ponta, as marcas podem tornar as decisões mais certeiras, personalizar as experiências dos clientes e gerar vantagem competitiva em um mercado em constante evolução.
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Getty Images 4. O carisma como uma ferramenta para se destacar
Por último, Chandler Bing nos mostrou que, mesmo com seis personagens marcantes em Friends, é possível se destacar. Matthew Perry foi a prova de que o carisma, junto de paixão e um pouco de vulnerabilidade podem fazer com que você seja adorado. E, se pensarmos bem, ser a pessoa amada por todos é uma vantagem estratégica.
1. O raciocínio ágil como aliado do humor
Chandler Bing tinha o superpoder do humor e de pensar rápido para dar suas falas mais engraçadas. Foi o charme irônico de Matthew Perry que cativou o público em todo o mundo. Perry ajudou a quebrar o mito da indústria de Hollywood de que ser engraçado requer ser um idiota. Ele nos mostrou que humor e inteligência podem coexistir.
À medida que as pessoas tentam tomar o controle da construção da sua marca, elas podem incluir o humor nesse processo e nas suas interações com o público, não importa o quão formal seja a marca – pessoal ou não. Um estudo da multinacional de tecnologia Oracle mostra que consumidores são atraídos pelo humor: 75% preferem propagandas que os façam rir. Usar humor nas mensagens e publicidades da marca aumentará sua proximidade com o público, resultando em uma maior lembrança positiva atrelada a ela.
Outros fatores que tornaram Matthew Perry ainda mais significativo foram como ele compartilhou abertamente sua luta contra o vício em álcool e em drogas, as dezenas de cirurgias nas quais correu risco de vida, as 15 internações em centros de reabilitação e a participação em mais de 6 mil reuniões de Alcoólicos Anônimos.
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Sua jornada para a recuperação é impressionante. A certa altura, os médicos disseram que ele tinha apenas 2% de chance de sobrevivência. A honestidade que teve em cada luta não apenas criou um personagem ainda mais vulnerável no entretenimento, mas também gerou uma conexão profunda com seu público. Esse é um nível de transparência que todas as marcas deveriam ter para gerar confiança e conexão com o público hoje.
Ao adotar o humor, as empresas e pessoas podem mostrar que são descontraídas, estabelecendo uma conexão genuína com os consumidores. Assim como a representação de Chandler Bing por Matthew Perry, essa conexão decorre de uma experiência humana compartilhada. O humor se torna uma linguagem universal, derrubando obstáculos e unindo corações no entorno da sua ideia.
Obrigado, Matthew Perry, por ser uma referência do humor e por nos mostrar o poder universal do riso em cativar públicos em todo o mundo. Descanse, meu amigo, sua personalidade alegre será celebrada para sempre.
* Jeetendr Sehdev é colaborador da Forbes USA. Ele é escritor, palestrante, influenciador e consultor de marca, liderança e cultura para empresas.
(Traduzido por Gabriela Guido)