A atriz Angela Bassett foi homenageada por papéis memoráveis, desde Tina Turner até a rainha de Wakanda, na entrega de Oscars honorários pela Academia de Cinema de Hollywood na terça-feira.
O comediante Mel Brooks também recebeu uma estatueta dourada na premiação anual Governors Awards, diante de grandes estrelas, incluindo Leonardo DiCaprio, Bradley Cooper e Natalie Portman.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
No palco, ao receber seu troféu, Bassett homenageou as 10 mulheres negras que ganharam o Oscar – citando o nome de cada uma delas – e disse que espera que a indústria cinematográfica ofereça mais oportunidades para pessoas de cor.
“Minha oração é que deixemos esse setor mais enriquecido, com visão de futuro e inclusivo do que o encontramos”, disse Bassett, de 65 anos. “No final das contas, todos nós só queremos ter a oportunidade de fazer um trabalho bom e significativo.”
Bassett foi indicada para dois Oscars competitivos. O primeiro por seu papel de destaque como Turner em “What’s Love Got to Do with It”, de 1993, e o segundo por interpretar a Rainha Ramonda em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, de 2022.
Bassett e outros homenageados foram selecionados pelo conselho de governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o grupo que entregará o Oscar deste ano em março.
O roteirista, diretor e ator Brooks, hoje com 97 anos, começou sua carreira escrevendo comédia para os programas de TV de Sid Caesar na década de 1950 antes de fazer filmes como “Banzé no Oeste” e “O Jovem Frankenstein”.
Ele ganhou um Oscar por escrever o roteiro do filme “The Producers”, que mais tarde se tornou uma peça de sucesso na Broadway.
Após uma apresentação musical das estrelas de “The Producers” Nathan Lane e Matthew Broderick, Brooks brincou dizendo que apreciava sua nova estatueta do Oscar porque havia vendido seu troféu anterior.
“Não venderei este, juro por Deus”, disse ele.