A edição 123 da Forbes Brasil, que traz a Lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2024, já está disponível no aplicativo da Forbes.
Esta edição traz uma seleção de regentes, timoneiros, comandantes (escolha a palavra) que têm conduzido suas empresas de forma diferenciada, sejam eles donos do negócio, sejam executivos ou executivas de carreira. Alguns são as duas coisas ao mesmo tempo. Não importa. Como disse Ramon Alcaraz, que se tornou CEO da gigante de logística JSL depois de vender a ela a maior parte de sua própria empresa, o que importa é que um líder, para conquistar bons resultados, precisa agir como um grande maestro, tirando de cada um as melhores performances em prol de um objetivo comum, um propósito único. Uma vez incorporado esse propósito em cada coração e mente, a música flui esplendidamente. O resultado é o sucesso.
A Lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2024 reflete a importância da diversidade, ainda que estejamos a anos-luz de vermos representada nas altas lideranças a composição da sociedade brasileira. Reflete também diversos estilos de gestão e diferentes trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais de cada um dos perfilados, todos com histórias e ensinamentos inspiradores – inclusive aqueles originados dos erros na trajetória que os trouxe ao pódio dos vencedores. Alexandre Birman, nosso personagem de capa, por exemplo, achava que conseguiria transferir uma fábrica inteira de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul num piscar de olhos, sem afetar a produção e os compromissos assumidos com os compradores de seus sapatos. Enganou-se redondamente. Mas tanto ele quanto os demais homenageados desta edição souberam se adaptar aos novos ditames do mercado – que, entre outras muitas qualidades, hoje exige o constante aperfeiçoamento de nossas qualidades pessoais e profissionais, de nossas habilidades técnicas e comportamentais. Por isso, preparamos uma reportagem sobre a importância da educação continuada, a melhor alternativa para nos mantermos competitivos ao longo da carreira.
Em ForbesLife, Sasha Meneghel abre as portas de sua casa e confessa que se descobriu uma workaholic, atuando incansavelmente em diversas frentes de sua grife Mondepars. Também abriu as portas para nossa reportagem o hotel De L’Europe Amsterdam, com suas novas suítes no edifício histórico de 1896. Por fim, uma interessante matéria sobre a psicologia dos self-gifts, os presentes que eventualmente damos a nós mesmos por “n” razões.
Boa leitura!
Veja também nesta edição:
COLUNISTAS
Os cigarros eletrônicos e o socialismo moderno, Steve Forbes
E os mudos falaram, e os surdos ouviram, Mario Garnero
20 anos de luta pelo desenvolvimento do Brasil, Flávio Rocha
O poder da decisão, Flávio Augusto da Silva
O desafio da advocacia na atração de investimentos, Nelson Wilians
Combustível do futuro, Roberto Rodrigues
Donata’s Choice, Donata Meirelles
Ozempic e Mounjaro: muito além do controle glicêmico, Dra. Letícia Nanci
A fascinante evolução da garrafa de vinho, Carla Bolla
LEADERBOARD
As diretrizes de Safra Catz como CEO da Oracle
Cecília Brennand capacita jovens em Pernambuco
Venture capital: a nova aposta do fundador do Waze
A inteligência artificial vai produzir algodão?
Hitachi: 70 anos de Brasil e investimento de R$ 1,2 bilhão
Destaques na rede
REPORTAGEM
Lista Forbes Melhores CEOs do Brasil
Especial Educação: da infância à maturidade
Arábia Saudita: hub global de tecnologia
FORBESLIFE
Reinhold Messner faz 80 anos e Montblanc lança relógio
Chef Saulo Jennings leva o Tapajós para o mundo
Sasha abre as portas de sua casa e fala sobre empreender
Amsterdã sedutora: as novas suítes do hotel De L’Europe
A psicologia por trás do ato de se autopresentear
Power Lunch no Fasano Itaim
A regionalização da Forbes
Dia de Campo do FMA
Mil palavras: Anish Kapoor inaugura Casa Bradesco