Sem planejamento é impossível realizar as metas financeiras estabelecidas, que são fundamentais para ter segurança, estabilidade, e conquistar o que você deseja, pois sem um foco específico, a probabilidade de que você gaste mais do que deve, aumenta substancialmente.
E gastar além do necessário é apenas porta de entrada para problemas bem maiores, como: usar o limite do cartão de crédito ou do cheque especial de forma recorrente, pagar apenas o mínimo da fatura do cartão ou até mesmo pegar empréstimo consignado.
Eu compreendo que existem alguns momentos da vida em que recorrer a esses expedientes é inevitável para muita gente, no entanto, isso precisa ser a exceção e não a regra.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Ficar preso na recorrência de dívidas ou, mesmo que não as tenha, gastar tudo o que ganha, torna você muito vulnerável quanto aos riscos que a vida possui o tempo todo.
Se você ainda não tem o hábito de definir metas, considere começar agora, pois quando você tira os desejos do plano das ideias e coloca no papel, atribuindo preços e prazos de execução, consegue estabelecer prioridades e assumir compromissos concretos com seu desenvolvimento. Além disso, você também vai identificar quais são realmente planos significativos e o que são apenas desejos momentâneos que, sem um planejamento, poderiam até te levar a gastar de forma supérflua.
O que você não mede, você não controla
Fazendo anualmente seu planejamento financeiro, fica mais fácil revisar suas metas periodicamente, atualizá-las ou simplesmente acompanhar seu progresso em relação aos anos anteriores.
Para gerenciar suas metas de forma consistente, sugiro você começar sendo específico. Definir como meta a independência financeira, uma viagem para a Suíça, ter uma casa na praia, não é suficiente, pois isso é muito vago.
O sonho se transforma em meta, quando você define uma data e um valor para este sonho, e o categoriza em curto, médio e longo prazo.
Para cada meta traçada, você irá escolher um tipo de investimento compatível e fará aportes mensais nele para chegar ao montante definido. Sendo assim, as metas precisam ser atingíveis, ou seja, caber dentro de seu orçamento e capacidade de geração de renda. Isso é importante para não desequilibrar seu orçamento e também, para evitar frustrações e desistência.
Planejamento financeiro ajuda a manter o foco
Sabe aquelas situações em que após um dia difícil, você simplesmente vai ao shopping para desestressar fazendo compras que, na maioria das vezes, nem seriam necessárias? Esse tipo de comportamento impulsivo raramente acontece com alguém que tem um planejamento financeiro pessoal, pois quando você passa a monitorar seu progresso em relação às metas estabelecidas, torna-se mais cauteloso quanto aos hábitos que o distanciam de seus sonhos.
Saber onde está sua linha de chegada, faz com que você tenha um propósito para cada decisão financeira que toma em seu dia a dia. Afinal, assim como numa corrida, manter-se dentro do percurso definido é o que garante o resultado.
Claro que isso não significa que você deva abrir mão de tudo o que gosta e passar exclusivamente a perseguir metas. Não faça isso, pois não é saudável e tende a não durar.
Equilíbrio é fundamental, e será muito mais fácil seguir seu planejamento, se dentro dele estiver contemplado também um pequeno montante para o lazer e pequenos prazeres do cotidiano.
Crises sempre existirão, então, tenha um plano.
Como sabemos, crises de variados tipos acontecem o tempo todo e, mesmo que você seja uma pessoa muito precavida, nunca é possível prever todos os riscos a que estamos submetidos diariamente.
Recentemente, a pandemia nos ensinou esta lição: uma crise pode surgir de forma totalmente inesperada e assumir proporções e duração muito além do imaginável.
Sendo assim, se não é possível prever todos os riscos, pelo menos você pode se preparar para enfrentá-los, e o planejamento financeiro com metas claras, será um mapa de navegação que irá te ajudar até mesmo quando os acontecimentos vão além de qualquer previsão.
Aproveite esse período do ano, em que normalmente estamos mais reflexivos, e coloque seus sonhos no papel, transforme-os em metas tangíveis. Tenho certeza que daqui a um ano, você estará muito mais perto de cada um desses sonhos.