A Casa Cor, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, chega à 29ª edição sob o comando de uma nova presidente (Livia Pedreira). A abertura ocorre amanhã, a partir do meio-dia, no Jockey Club São Paulo, com cerca de 70 ambientes e os conceitos “menos é melhor”, “compartilhamento” e “brasilidade”. “Nesse ano, contamos com um grande foco em sustentabilidade, onde teremos, pela primeira vez, ambientações com tecnologia 100% LED, reduzindo os impactos de energia e de acordo com um novo comportamento que os moradores precisarão ter daqui por diante”, afirma Livia. As novidades de 2015 começam pela entrada da mostra, que agora será feita pelo bosque do Jockey Club, valorizando a paisagem e as árvores centenárias do local. Para completar, o paisagista e arquiteto Benedito Abbud criou uma exclusiva calçada que dá boas-vindas aos visitantes. Já o restaurante, que antes funcionava no piso térreo, agora fica no terceiro piso do Jockey, com vista para o terraço.
Selecionamos 10 espaços inspiradores para visitar:
1) Today Skin, por Guilherme Torres (fotos acima e abaixo)
O arquiteto uniu forças com a gigante Todeschini para criar, em 400m², uma visão contemporânea que revisita os tempos áureos do edifício do Jockey Club, sede do evento e palco de festas memoráveis da high society paulistana nos anos dourados. Na sua visão, uniu toques de fantasia que contrastam com o preto e branco e proporções ousadas. Em outro ambiente, Torres separa a sala do quarto por uma longa prateleira de livros.
2) Cinema Boutique, por Adriana Giacometti (foto abaixo)
Em parceria com a TAAG, especializada em criar cinemas residenciais com formatos personalizados, a arquiteta idealizou o primeiro cinema da Casa Cor. O Cinema Boutique traz um conceito “simple chic”, num espaço de 40m². Um ambiente funcional, aconchegante, com senso estético apurado, porém sem ostentação.
3) Haras Espelho D´Água, por Ana Maria Vieira Santos
A inspiração para a concepção do espaço foi um haras. Pensando no bem-estar dos animais e dos frequentadores do espaço, a arquiteta projetou um Espelho D’água para que os cavalos exercitem as patas em meio à vegetação e plantas, que conta também com uma pequena horta de alfafa e cenoura. Destaque para o uso de materiais ecologicamente corretos, madeira trabalhada desenvolvida especialmente para a mostra, mármores rústicos e papel de parede de cortiça.
4) Sala Íntima do Casal, por Beto Galvez e Nórea De Vitto
Um casal moderno e sofisticado foi a inspiração da dupla que criou um ambiente marcante. Com uma paleta de cores que vai do cinza, preto, azul ao dourado, o espaço apresenta um mix entre o contemporâneo e o vintage. Destaque para o lustre italiano dos anos 70, peças do design genuinamente brasileiro representado pelo mestre Oscar Niemeyer, além papel de parede com estampa metalizada.
5) Acqua que te quero Água, por Brunete Fraccaroli (foto acima)
Para a edição deste ano, Brunete apresenta a cor exclusiva desenvolvida a quatro mãos com a Silestone, do grupo espanhol Cosentino, chamada Silestone Acqua Fraccaroli, um tom de azul esverdeado usado em bancadas como a da pia, o que inspirou o espaço gourmet à mostra.
6) Mini Studio, por Caroline Elkis
Chama a atenção a otimização do espaço em uma área tão enxuta. No estúdio composto por living, jantar, quarto e banheiro, a arquiteta se inspirou nos pequenos apartamentos dos Estados Unidos e da Europa das décadas de 1950 e 1960.
7) Casa Flamboyant, por Dado Castello Branco
O ambiente com 85m² privilegia o uso de materiais naturais como a pedra, a
madeira e o vidro. Todo o espaço foi pensado no conforto e na convivência, focando na vista para a paisagem. Como pano de fundo, o profissional usou cores neutras. A ideia é de uma casa que poderia estar em qualquer lugar do mundo.
8) Lounge da Boxeadora, por Fabiana Frattini (foto acima)
Uma mulher moderna e descolada foi o ponto de partida para que a arquiteta criasse o espaço de 30m². Ela integrou o living com uma sala de ginástica numa paleta de cores que permeiam o vermelho e tons de rosa, para manter a feminilidade do ambiente. Destaque para o sofá vintage e para o tapete que faz a integração dos dois espaços.
9) Adega do Colecionador, por Fabio Basani e Tulio Xenofonte
São 60m² onde além da adega e da lavanderia, há um jardim e uma escada de acesso. O conceito é o universo do colecionador masculino, que além de seus vinhos prediletos, desfruta de parte de sua coleção de arte no mesmo ambiente. Para isso, os profissionais desenvolveram um trabalho de marcenaria que abraça todo o ambiente, integrando caves com estar e lavanderia.
10) Baby Jungle Chic, por Mariana Noronha e Samra Akad (foto acima)
As arquitetas escolheram a selva como inspiração para idealizar o quarto do bebê. Girafas, macacos e onças foram espalhados por todos os ambientes. Chama atenção uma árvore gigante pintada à mão pela artista Camila Crósta, que faz os visitantes se sentirem realmente na floresta, apesar do espaço do espaço de 15m².
Serviço: de 26 de maio a 12 de julho. De terça a sábado, das 12h às 21h30. Domingos e feriados, das 12h às 20h. Ingresso: R$ 48 (durante a semana) e R$ 60 (final de semana e feriados).
Françoise Terzian