As mochilas a jato, que até então só existiam em filmes de ficção científica, agora podem virar realidade. A fabricante neozelandesa de aeronaves experimentais Martin Jetpack testa, atualmente, a primeira mochila a jato com possibilidade de ser comercializada. A empresa apresentou o modelo no 51º Paris Airshow, realizado entre 15 e 21 de junho, e ofereceu um test-drive de realidade virtual numa simulação 4D.
LEIA MAIS: Amsterdã terá ponte de aço construída com impressora 3D
O último modelo apresentado é classificado como o mais poderoso até agora, mas nada que possa parecer prático de carregar no porta-malas do carro. Com a habilidade de poder voar 1.000 m de altura numa velocidade de 120 km/h com motor V12 a gasolina, a versão mais recente das jet packs também pode levar uma carga de 120 kg durante o voo. O novo modelo foi testado em percursos de 30 minutos.
LEIA MAIS: Robô barman prepara drinks a partir de cápsulas
Enquanto ainda é visto como um brinquedo por muitos, o dispositivo tem grande potencial para uso no dia a dia, como em missões de resgate da Guarda Costeira e salva-vidas, por exemplo. Nestes casos, precisaria ter um design mais leve, porém forte o suficiente para proteger o piloto. Também deve possuir um paraquedas para pousos emergenciais.
Ao preço de US$ 150.000, a aeronave experimental deve ser lançada em 2016.