Dominado pela Natura e pela Avon, o mercado brasileiro de vendas diretas acaba de ganhar uma nova concorrente. Trata-se da empresa australiana Nutrimetics (combinação de nutrição e cosméticos), há 46 anos no mercado e hoje a líder em cosméticos anti-idade naquele país e também a número um na venda de hidratantes faciais e cuidados com o corpo da Nova Zelândia. A marca, embora pouca gente saiba, pertence à americana Tupperware Brands Corporation, fundada há 60 anos e hoje uma referência em produtos de plástico revendidos por cerca de 2 milhões de consultores em mais de 100 países.
Considerada premium, a fabricante de cosméticos Nutrimetics hoje também é encontrada em vários países da Ásia, do Pacífico e da Europa. No Brasil, dado o avanço do setor, seus produtos começaram a ser oferecidos na quinta passada no catálogo da Tupperware. Seu posicionamento é o de produto importado, com preço inferior às marcas sofisticadas que vêm de fora, e valor um pouco acima das nacionais da venda direta. “Fizemos pesquisa com as consumidoras brasileiras para entender suas necessidades e ficou clara a exigência delas por produtos cada vez mais sofisticados e com qualidade superior”, conta Luiza Souza, diretora de Marketing da Tupperware.
A Nutrimetics tem em seu portfólio uma linha extensa de produtos, com maquiagens, perfumes e produtos para o corpo e o rosto e até mesmo itens de homecare. A estreia da marca no Brasil ocorre com o Nutri Rich Oil, uma manteiga hidratante com óleo de damasco que foi elaborada a partir das sementes presentes em cerca de 100 frutos. De alto poder hidratante, ela é indicada para uso nas áreas mais secas da pele e também como óleo de massagem. Pode ser aplicada no corpo, com restrição apenas ao entorno dos olhos. O produto foi inspirado na juventude e longevidade do povo do Vale do Hunza, no alto do Himalaia, que faz uso do óleo extraído da fruta para cuidar da pele no extremo frio.
Luiza conta que, no final de julho, a Nutrimetics introduzirá no Brasil sua linha de maquiagem, com mais de 35 itens, como batom, sombra, blush, base, primer e gloss (com luz de LED interna e espelho para facilitar a aplicação à noite). Posteriormente, devem desembarcar no Brasil os seus perfumes. A diferença é que as fragrâncias foram desenvolvidas no país para as brasileiras.
Françoise Terzian