Passageiros de ônibus e metrô de Nova York foram surpreendidos com propagandas que utilizam símbolos da Alemanha nazista e do Japão imperial na última segunda segunda-feira (23). Para promover sua nova série, “Man in the High Castle”, a Amazon pintou símbolos que remetem à Segunda Guerra Mundial. Na história alternativa, os Estados Unidos são governados por quem perdeu a guerra.
LEIA TAMBÉM: Amazon lança campainhas para clientes encomendarem produtos
Ainda que a empresa não tenha colado suásticas reais no sistema de transporte público de Nova York, a campanha exibe um emblema que lembra o ícone nazista em uma bandeira dos Estados Unidos assim como uma variação da bandeira de sol nascente usada pelo império japonês da até a Segunda Guerra. Há, ainda, propagandas que mostram uma rua de Manhattan decorada com bandeiras nazistas e a Estátua da Liberdade fazendo uma saudação deste governo.
RANKING: 10 maiores bilionários de tecnologia dos EUA
Se o objetivo da Amazon é chamar a atenção das pessoas, a empresa foi certamente bem-sucedida. A campanha gerou polêmica na internet. Usuários do Twitter mostraram perplexidade e alguns até questionaram a escolha da empresa de usar, para fazer propaganda, emblemas de governos que conspiraram para matar milhões de pessoas há menos de um século.