Dança de marcas do mercado brasileiro de calçados esportivos.
Depois de quase 25 anos sob a tutela da Vulcabrás, a grife Reebok foi assumida no Brasil pela Adidas – gigante alemã que comprou a marca em 2005.
A Vulcabrás, do grupo Grendene, era distribuidora oficial e licenciada da Reebok no Brasil desde 1992 – antes, portanto, da compra da marca pela Adidas, num negócio de 3,1 bilhões de euros. Em 2008, Vulcabrás e Adidas anunciaram contrato de joint-venture que garantia à primeira o direito exclusivo de importação, produção e distribuição dos calçados esportivos, roupas e acessórios da grife até o final de 2015, tanto no Brasil como na Argentina.
No ano passado, a Adidas encaminhou a rescisão da joint-venture com a Vulcabrás, como parte de sua estratégia global de manter a Reebok operando sob sua gestão em todos os mercados do mundo.
Criada em 1895 em Bolton, no Reino Unido, a Reebok tem algumas lojas de varejo no Brasil, que também passam ao controle da Adidas.
Juntas, Adidas e Reebok tem a liderança do mercado brasileiro de calçados esportivos.
A Reebok já chegou a representar 90% do faturamento da Vulcabrás, antes de a empresa comprar a rival Azaléia.