Smartphones têm, cada vez mais, sido alvo tecnológico de enorme desenvolvimento. O Reflex, novo lançamento da LG, que utiliza um OLED flexível, é o celular que permite ser completamente dobrável. Isso mesmo!
O primeiro telefone celular flexível, combina entradas curvas com capacidade multi-touch padrão, ou seja, você pode usar a interação ao toque, como em qualquer outro smartphone, mas também interagir com o dispositivo através de sua maleabilidade.
LEIA MAIS: Smartphone mais barato do mundo custa US$ 4
Os principais exemplos que foram dados pelos idealizadores são o jogo Angry Birds e também a leitura, onde o usuário pode virar páginas pela flexibilidade do aparelho.
A Human Media Lab, da Universidade de Queen, nos Estados Unidos, é a equipe responsável pelo projeto. “É a mesma arquitetura que você teria em um smartphone Android”, disse Paul Strohmeier, pesquisador ao veículo norte-americano “Mashable”.
Para detectar a entrada de movimento, Strohmeier explicou que o telefone usa um indicador de medição de tensão para mensurar a “força” colocada na tela flexível. Com isso, o Reflex recebe mais de 4 mil pontos de dados que podem ser usados para controlar o cursor.
E MAIS: Vazamentos revelam preços, cor e detalhes da bateria do Galaxy S7
O aparelho é uma materialização de ideias que vem sendo estudadas há tempos, mais de uma década atrás. “Começamos a trabalhar com interfaces de visualização flexível há 12 anos, com protótipos”, disse o pesquisador Roel Vertegaal ao “Mashable”. Eles não pretendem parar tão cedo.
“Os planos futuros incluem o projeto detalhado de elementos cada vez mais personalizados pelos usuários”, disse Vertegaal. “Esperamos, também, que a comercialização dele seja feita dentro dos próximos três a cinco anos”, completou.