O planeta Marte está mais próximo da Terra neste final de semana do que esteve desde novembro de 2005. A proximidade o torna mais brilhante do que normalmente e oferece uma excelente oportunidade para vermos detalhes de sua superfície, até mesmo por meio de um telescópio de potência baixa.
Em alguns lugares, será possível observar Marte a olho nu. “Basta se virar para o sudeste após o fim do crepúsculo para não perder o evento”, afirmou em um comunicado Alan MacRobert, editor sênior da revista “Sky & Telescope”.
VEJA TAMBÉM: Satélites da NASA flagram reconexão magnética pela primeira vez
O Telescópio Hubble aproveitou proximidade de Marte com a Terra e já capturou uma nova foto do planeta vermelho.
Marte estará viavelmente acompanhado por dois outros objetos cósmicos que podem apontar o caminho para o planeta vermelho. Saturno e a estrela vermelha Antares vão formar com Marte um triângulo no céu. A lua cheia também estará perto deles neste final de semana.
LEIA MAIS: Telescópio Kepler, da NASA, identifica mais de mil novos exoplanetas
Marte permanecerá cerca de 77 milhões de quilômetros da Terra até 12 de junho. O planeta vermelho atingirá a posição mais próxima no próximo dia 30.
Em 2018, Marte vai ficar ainda mais perto. A órbita do planeta vermelho estará a cerca de 55,6 milhões de quilômetros da Terra, o que vai proporcionar outra grande oportunidade de observação.