Tendo arrecadado, de investidores internacionais, € 810,000 em fundos, a startup Qrator.com está mesmo destinada a se tornar a pioneira absoluta dos mundos da arte moderna, design e e-commerce, com seu novíssimo marketplace, recheado de mais de 4.000 itens curados, provenientes de 350 criadores independentes de todo o mundo.
Focado em consumo experimental, o marketplace Qrator conecta criadores de itens mínimos a consumidores conscientes de design de todo o mundo. Transcendendo padrões, a Qrator oferece, aos designers, o espaço para que alcancem uma audiência internacional, e, aos consumidores, acesso a um marketplace completíssimo com o melhor da arte e do design modernos.
O CEO da Qrator, Nikolas Ioannidis, revela que a startup, fundada na Grécia, espera crescer 250% ao ano e ter uma receita de € 500.000, em julho no próximo ano.
1. Como você descreveria o Qrator?
Qrator é um oásis para artistas modernos e designers em busca de lançar seus produtos numa escala global. É o destino para aqueles que desejam incrementar suas casas modernas e seu estilo de vida com arte e design únicos.
Os membros e visitantes do Qrator podem navegar pelas categorias: arte, interiores, acessórios femininos e masculinos, e aparelhinhos. Entre os produtos, encontrarão mobiliário, itens de iluminação, utensílios de cozinha, peças de arte, joalheria e coisinhas tech.
2. Qual é a história por trás da fundação do Qrator? O que o inspirou na criação de plataforma tão peculiar e arrojada?
Estava buscando, há séculos, um marketplace online que tivesse o que eu, empreendedor hoteleiro numa ilha cosmopolita de Mykonos, precisava.
Para mim, um objeto fruto da inspiração de seu criador, se é dono de uma estética inimitável e acabamento caprichado, é algo singularmente nobre. Por esse motivo, merece respeito e não deve ser estocado junto a coisas produzidas em grande escala.
Esta é, na verdade, a realidade da grande maioria dos marketplaces: objetos mais finos são postos juntos daqueles mais massificados e vulgares. Consequentemente, os universos desses dois criadores são degradados e os compradores em potencial rapidamente perdem o interesse diante desse arranjo do nobre com o profano.
Era minha missão descobrir designs únicos que pudessem ser reunidos no Qrator: marketplace online com o melhor da arte e do design modernos, descobertos e curados pelo time Qrator.
3. Como acha que essa conexão de artes, criações, criadores diferentes pode ajudá-los a fortalecer suas redes? Esta é uma tendência moderna, em sua opinião?
Ela coloca cada trabalho de criação num contexto que se deseja promover, focando numa estética minimalista, moderna. A forma como a plataforma é curada já valoriza os produtos de cada vendedor, pois eles são dispostos junto a peças de estética e qualidade similares, o que definitivamente não acontece em outros marketplaces, dos quais curadoria é uma coisa que passa longe.
Isso também agrega valor para o cliente, que acessa uma plataforma desenhada para atender suas necessidades e estética, evitando que ele tenha de navegar por produtos que não têm a ver com suas expectativas e gosto. Uma experiência assim é muito mais interessante e gratificante.
4. Fale-me do toolset…
Os vendedores têm a oportunidade de criar suas próprias lojas e listar seus produtos com as ferramentas que o Qrator oferece, de uma forma limpa e simples.
Dessa forma, vendedores que sofrem com toda a parte técnica de um e-shop podem agora usar o toolset completo do Qrator, listar e vender seus produtos sem dificuldade alguma.
5. Conte-me a história de um criador Qrator bem-sucedido.
Já estamos oferecendo aos nossos vendedores um perfil customizado de acordo com a estética da nossa plataforma, e muito fácil de usar se forem seguidas nossas instruções. Desse modo, os vendedores obedecem a certas regras, mas, ao mesmo tempo, têm a autoridade criativa sobre a confecção de sua loja, que deve ser baseada nas suas necessidades.
Vejam, por exemplo, este testemunho:
“Amamos o fato de o Qrator ser diferente das outras plataformas. Seu estilo influencia até mesmo a forma como desenho minhas peças. Também estamos vendendo mais no Qrator que em outras plataformas. Ele se alinha com nossa estética da forma mais harmoniosa.”
– Wieger Josemans – Trobla products
6. Quais são as dicas para aqueles que ainda não têm seus perfis no Qrator, mas estão interessados? O que eles têm que fazer primeiro?
Para começar a vender, eles precisam acessar o Qrator e preencher uma ficha simples. Nossos caça-talentos analisarão a ficha e, se a aprovarem, os ajudarão a criar sua loja e começar a vender.
7. Quais são os próximos passos do Qrator?
Planejamos nos tornar um padrão no universo do design de luxo. Temos planos também de melhorar nossos mecanismos sociais e fazer do Qrator algo maior que simplesmente um marketplace: uma fonte genuína de inspiração.
Também estamos considerando a possibilidade de expandir nossos serviços, oferecendo soluções de branding para vendedores que sofrem para acharem uma posição nesse mercado saturado, e ajudando-os a se destacarem.
8. Quem são os consumidores Qrator?
O Qrator é o espaço perfeito para os amantes da arte e design, que buscam objetos extraordinários de desejo que possam incrementar suas casas e/ou embelezarem suas vidas.
Fale-me dos números Qrator. Quanto você espera crescer a cada ano?
Esperamos um crescimento de 250% ao ano.
– Venda bruta de mercadoria: € 500.000, em julho de 2017
– Receita Qrator: € 100.000, em julho de 2017
– Clientes Qrator: 60.000, em julho de 2017
– Vendedores Qrator: 1.500, em julho de 2017
Chris Pitanguy é editora de moda e consultora do mercado de luxo, faz parte do conselho editorial da Forbes