Pokémon GO surgiu na internet na última quinta-feira (7) e já se tornou o maior jogo para celular de todos os tempos, de acordo com uma nova pesquisa da SurveyMonkey Intelligence, empresa especializada em análise de dados.
O aplicativo atraiu 21 milhões de usuários ativos no dia do seu lançamento, a maior audiência de um game nos Estados Unidos. Esse número mostra que no quesito popularidade, o jogo já ultrapassou o Tinder e se aproxima da fama do Twitter.
LEIA MAIS: Pokémon Go já é mais popular que Whatsapp e Instagram
Esses usuários estão, acima de tudo, dando lucro à desenvolvedora. Pokémon GO se mantém no topo da lista como o app mais rentável atualmente. SurveyMonkey constata que o aplicativo está trazendo milhões de dólares por dia. O sucesso inicial foi suficiente para que as ações da Nintendo crescessem vertiginosamente (a Nintendo não fez o jogo, mas é dona de uma parte da empresa que fez – Niantic).
O sucesso sem precedentes do jogo não é apenas bom para um game de celular. O aplicativo está a um passo de competir com o Snapchat e o Google Maps.
“Se continuar crescendo assim, o aplicativo vai passar, com certeza, o Snapchat em alguns dias”, diz Robbie Allen, administrador de produtos para dispositivos móveis da Survey Monkey. “E mais: pode parecer inacreditável, mas, quando se trata da quantidade de uso de dados para geolocalização, Pokemón Go pode superar o Google Maps.”
LEIA MAIS: Como o Snapchat está influenciando o jornalismo atual
Porém, ainda há o risco de nada disso acontecer. Allen ressalta que jogos para celular tendem a perder sua popularidade tão rápido quanto ganharam. “A história nunca foi muito boa com jogos que fazem muito sucesso de repente. Em 2012, “‘Draw Something’ consumiu o tempo e o dinheiro do público por apenas algumas semanas. Para, de repente, ver seu número de downloads cair a níveis risíveis”, diz.