Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Mídia chinesa desmascara ônibus que dribla congestionamento

Mídia chinesa desmascara ônibus que dribla congestionamento

Depois de um teste suspeito, o Transit Elevated Bus parece estar cada vez mais distante

Blog da Redação
10/08/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

(Reprodução)

(Reprodução)

China é conhecida como a capital mundial dos produtos falsificados, mas criar um boato envolvendo um ônibus futurístico feito para cortar o trânsito habitual das ruas é levar as coisas para um outro nível.

Desde o primeiro “teste” do Transit Elevated Bus (Ônibus de Trânsito Elevado – TEB) há uma semana, as coisas não vão bem para o projeto ou para as empresas responsáveis pelo meio de transporte.

LEIA MAIS: Cidade indiana aposta em táxis do futuro para driblar trânsito

A mídia estatal chinesa foi rápida ao levantar questões de viabilidade após o teste, com uma notícia do jornal “People’s Daily” apontando que o veículo andou apenas 300 metros e que o projeto não levou em conta condições reais das ruas ou coisas simples, como maneiras de fazer o ônibus virar.

Outra questão que minou a credibilidade do projeto foi a altura do veículo. De acordo com as leis chinesas, apenas veículos com até 4,5 metros de altura podem circular nas ruas, e a altura máxima permitida para os veículos embaixo do ônibus é de 2,1 metros. Como o ônibus do futuro poderia dividiria espaço com os veículos mais altos?

LEIA MAIS: Nasa cria supercâmera para estudar decolagem de foguete

Em resposta, os fabricantes do TEB disseram que o teste dos 300 metros foi feito para “uso interno” e para avaliação de aspectos como frenagem e consumo de energia. A TEB Technology Co. Ltd., empresa encarregada de construir o ônibus, emitiu uma nota dizendo que continuará fazendo testes nas próximas semanas, mas que tudo depende do estado atual das operações das companhias associadas e dos contratos do governo.

Repórteres da Xinhua News Agency descobriram que a TEB Technology ainda não assinou nenhum contrato com o governo da província de Henan, onde havia supostamente estabelecido um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. O local onde esse centro estaria localizado não passa de um campo aberto. Xinhua descobriu que quase todas as parcerias que a TEB Techonology disse que tinha, na verdade, não existem.

LEIA MAIS: Ex-engenheiros do Google querem criar caminhão autônomo

A fundação da empresa também está sob rigorosa investigação. A empresa mãe por trás da TEB é uma investidora chamada Huaying Kailai. De acordo com um relatório da ECNS.cn – o site oficial em inglês da China News Service -, a Huaying Kailai já embolsou bilhões com empréstimos ponto a ponto (P2P).

O mercado de finanças online alternativo estourou recentemente na China, e um lado mais obscuro de suas operações chegou aos ouvidos e conquistou a atenção dos reguladores financeiros do país.

Nos primeiros seis meses de 2016, 264 credores P2P foram fechadas na China, com reguladoras prometendo uma fiscalização mais restrita.

LEIA MAIS: Por que a Mazda acredita que o futuro não está nos carros autônomos

A história também foi noticiada pelo jornal “Global Times”, que lançou no domingo um dossiê sobre o porquê da Huaying Kailai não liberar nenhuma informação sobre o TEB para potenciais investidores antes que eles façam uma reunião com um representante de vendas.

Investidores citados pelos jornais “Global Times” e “Beijing News” disseram que haviam prometido um retorno entre 10% e 20% do capital aplicado. Porém, apesar dos bilhões arrecadados desde 2014, segundo informações do site da Huaying Kailai, eles apenas investiram 200 milhões de yuan (ou US$ 15 milhões) em dois projetos na época.


LEIA MAIS: Designer cria camisetas que detectam poluição

Parece que o sonho de um ônibus capaz de driblar o congestionamento está se tornando cada vez menos provável após essas investigações.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • china
  • ônibus

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

  • Divulgação/Suzano

    Suzano Fecha 1º Trimestre com Resultado Operacional Abaixo do Esperado

  • CSN

    Prejuízo da CSN no 1º Trimestre Sobe para R$ 731,6 Mi

  • Por Que a Geração Z Tem Dificuldade em Encontrar a Felicidade

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.