Recentemente, mineradores acharam uma enorme pedra de jade no Sudeste Asiático, mais especificamente em Myanmar, também conhecida como Birmânia. A pedra pesa aproximadamente 174 toneladas, uma das maiores peças já encontradas de jade no mundo. Com aproximadamente 5,5 metros de largura, por 5,5 metros de comprimento e 4,2 metros de altura, ela foi encontrada em uma mina remota localizada em Kachin State, cidade situada ao norte do país.
Experts acreditam que a pedra de jade vale US$ 170 milhões, devido à sua enorme dimensão e qualidade. U Tint Soe, político da região, afirmou que esse achado era similar ao tamanho de duas pequenas casas juntas. A pedra foi entregue para a China, um dos países vizinhos de Myanmar e o maior importador das pedras preciosas do país. A peça foi batizada de “pedra do paraíso”, na China. Ela provavelmente será esculpida e se transformará em milhares de joias.
VEJA MAIS: Diamante bruto mais caro do mundo é leiloado por US$ 63 mi
Aproximadamente 70% das jadeites (uma variedade de jade) de qualidade do mundo vem de Myanmar. Na realidade, metade do PIB do país vem da exportação desse tipo de pedra e isso sustenta uma enorme parte da economia da nação.
A maioria das pessoas acha que a jade é apenas um tipo de pedra preciosa verde, entretanto, há dois tipos com o mesmo nome: jadeite e nefrite. As duas são rochas metamórficas que visualmente são quase indistinguíveis. A enorme pedra encontrada parece ser jadeite, que é a mais encontrada no país e a que possui mais qualidade em comparação à outra.