Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Apple armazena ligações feitas no iPhone por até 4 meses sem autorização, revela empresa russa

Apple armazena ligações feitas no iPhone por até 4 meses sem autorização, revela empresa russa

Elcomsoft descobriu a ferramenta de reserva no iCloud não pode ser desligada

Blog da Redação
18/11/2016 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

A Apple possui uma ferramenta escondida no iPhone: ligações feitas são armazenadas em tempo real no iCloud por até quatro meses. E não há como desliga-la

A Apple possui uma ferramenta escondida no iPhone: ligações feitas são armazenadas em tempo real no iCloud por até quatro meses. E não há como desliga-la

A Apple possui uma ferramenta escondida no iPhone: ligações feitas são armazenadas em tempo real no iCloud por até quatro meses. A descoberta foi feita pela empresa russa de tecnologia Elcomsoft, que afirma que a ferramenta é automática e não há como desligá-la.

A partir desta revelação, usuários de iPhone estão preocupados que dados pessoais importantes sejam reportados à Apple sem autorização. O CEO da Elcomsoft, Vladimir Katalov, contou que, mesmo com a opção backup desligada, as ligações continuam sendo gravadas. “A única maneira de desativar este sistema é desligar o iCloud por completo, mas, neste caso, o uso de aplicativos que dependem da nuvem também é perdido”, explica. O CEO acrescentou ainda que as ligações via Facetime também são gravadas.

LEIA MAIS: Analista prevê novos modelos de iPhone para 2017

Katalov acredita que esta ferramenta automática do iCloud pode ser benéfica a investigações criminais que precisem acessar dados de ligação. Para ele, a Apple não divulgou adequadamente quais informações estavam sendo enviadas automaticamente para a nuvem, ou seja, não há como saber o que exatamente poderia ser requisitado pela lei para casos de investigação.

Um documento divulgado pela Apple afirma que a empresa não guarda dados de ligações via FaceTime por mais de 30 dias. Mas a Elcomsoft afirma que conseguiu extrair informações de até quatro meses anteriores as ligações.

Um porta-voz da Apple explicou que a sincronização de fato existe. “Nós oferecemos a sincronização do histórico de ligações por conveniência aos clientes para que eles possam retornar às ligações de qualquer dispositivo”, declarou a empresa. “A Apple está comprometida em garantir a segurança das informações do cliente. É por isso que damos aos clientes a opção de manter os dados em modo privado. Os dados do dispositivo são encriptados com a senha do usuário, e o acesso ao iCloud exige o ID da conta Apple e senha.”

“Suspeito que isto seja mais um problema de engenharia”, afirma Jonathan Zdziarski, especialista em iOS. “Eles precisam estar aptos a recolher dados, e qualquer software usado para isso provavelmente decidiu armazenar no drive do iCloud.”

VEJA TAMBÉM: Por que Ohio será o novo Vale do Silício

Para ele, a solução então seria prover um iCloud completamente encriptado e ainda assim, manter a usabilidade. “A Apple já resolveu problemas deste tipo antes com o iCloud Keychain e seu ciclo de sinais. Uma solução assim resolveria todas as dores de cabeça em gerenciamento de chave”, afirma. “Mas politicamente falando, isto poderia criar uma guerra entre agências federais que utilizam os dados com frequência.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Apple
  • iPhone
  • segurança digital
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Últimas Notícias

  • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

    Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

  • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

  • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

  • CEO Há quase 30 anos na P&G, Juliana Azevedo assumiu a presidência global de “Home Care” da companhia, na Suíça, em 2024

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.