A Buick, marca de 114 anos pertencente a General Motors, está tentando mudar a sua imagem. Para isso, planeja um importante passo rumo ao ranking global de automóveis de luxo quando revelar, durante o New York Auto Show, sua aguardada linha de alto padrão.
A Avenir, uma nova sub-marca high-end, terá, entre suas características, veículos com rodas largas, acabamentos premium e um uma grade muito mais expressiva. O lançamento é vital para a grife, que está enfrentando um grande desafio: descobrir como se destacar entre os consumidores mais jovens para substituir sua antiga e tradicional base de clientes.
No dia 11 de abril, a Buick vai mostrar o primeiro veículo com o emblema Avenir: o Enclave SUV de três fileiras. Uma semana antes, em Detroit, a marca apresentará uma versão redesenhada de seu sedã de tamanho médio Regal. Ambos estarão à venda até o final do ano.
RANKING GLOBAL: 20 maiores bilionários do mundo em 2017
Com a Avenir, a Buick está dando um passo significativo na estratégia de construir uma imagem de montadora de luxo moderna. O novo e ousado acabamento terá um preço capaz de competir com a Mercedes-Benz e BMW, e espera-se que ele ajude a marca a se estabelecer em um patamar de “luxo acessível” que pode superar seus rivais no quesito valor, além de oferecer alguns diferenciais como assentos dianteiros com massageadores e uma tecnologia silenciadora nas cabines, realizada a partir de ajustes de engenharia chamados de “QuietTuning”.
A Buick investiu pesado ao longo dos últimos anos para revitalizar sua linha, lançando sete veículos novos ou redesenhados nos Estados Unidos entre 2016 e 2017. Além do Enclave e do Regal, as atualizações incluem o novo conversível Cascada e o SUV Envision de tamanho médio, assim como o novo sedã LaCrosse e o crossover compacto Encore. E pretende lançar uma dúzia de novos modelos de automóveis e SUVs até 2020 em todo o mundo, incluindo um híbrido para o mercado chinês – o maior para a Buick – chamado Velite 5.
LEIA MAIS: 10 melhores carros do Salão do Automóvel de Detroit 2017
Todas essas mudanças têm mostrado sinais de sucesso. No ano passado, a Buick tomou a dianteira no mercado de veículos novos nos EUA. As vendas da marca de Detroit aumentaram 2,9%, totalizando 229.631 unidades dos seus três SUV – Enclave, Encore e Envision. O incremento na comercialização dos veículos utilitários esportivos (11,7%) compensou o declínio das vendas de 9,2% dos carros. A montadora está descontinuando o menor de seus veículos em 2017, o Verano, para se concentrar na construção de seu portfólio de SUVs.
O conceito da Avenir foi apresentado, pela primeira vez, na edição 2015 do Auto Show de Detroit. A nova direção da marca pegou impulso no ano seguinte, com a inauguração de seu conceito de cupê, o Avista. O grande sucesso do evento do ano passado, o 2+2, foi, posteriormente, nomeado o Carro Conceito do Ano e o Veículo Conceito Mais Significativo do Ano no concurso Concours d’Elegance of America 2016.
LEIA TAMBÉM: Novo carro elétrico esportivo ultrapassa 250 km/h
“Havia uma mentalidade de que um Buick era um carro de uma pessoa idosa, e isso é completamente diferente agora”, disse o gerente de planejamento de tecnologia global da General Motors, Coco Miske. O executivo falou, nesta semana, na conferência Dent The Future em Sun Valley, Idaho, nos EUA, evento que a Buick tem patrocinado nos últimos três anos como parte de sua estratégia de alinhamento com clientes mais jovens dos mercados da costa oeste, onde planeja crescer. Até agora, a Buick vendeu “um punhado de veículos” durante a conferência.
Veja na galeria de fotos alguns dos lançamentos da Buick
-
Modelo conversível Cascada é um dos destaques da marca
-
O SUV Encore na cor azul
-
Modelo sedã LaCrosse de 2017
-
O Envision é um dos modelos SUV da marca
-
Anúncio publicitário -
SUV da Buick, o Enclave, é um dos destaques deste ano
Modelo conversível Cascada é um dos destaques da marca