Depois de um 2016 agitado, quando vários dispositivos de realidade virtual chegaram ao mercado, este ano tem sido relativamente tranquilo em termos de novidades na área. O mercado ainda é dominado pelas mesmas grandes empresas, como a Samsung (com o Gear VR), a Sony (com o PlayStation VR) e o Facebook (com o Oculus Rift), responsáveis por mais de 60% da remessa global de dispositivos equipados com realidade virtual e aumentada no segundo trimestre de 2017.
LEIA TAMBÉM: Como a realidade virtual pode revolucionar o mercado imobiliário
De acordo com a IDC, instituto de pesquisa de mercado e consultoria, a produção global destes equipamentos cresceu 25,5% no segundo trimestre, alcançando 2,1 milhões de unidades. Apesar do aumento do interesse das pessoas na realidade aumentada – a Apple e o Google lançaram um kit de desenvolvimento da tecnologia para suas plataformas mobile este ano – a realidade virtual ainda domina, sendo responsável por 98% dos dispositivos que chegam ao mercado. Provavelmente ainda vai levar um tempo para os primeiros gadgets de realidade aumentada focados no consumidor serem comercializados, mas, em breve, será possível ter um vislumbre da tecnologia graças aos celulares.
Veja, no gráfico abaixo, as empresas que lideram a corrida pela realidade virtual: