Ao longo dos últimos anos, um novo vício ganha proporções cada vez maiores: o relacionamento não saudável com os smartphones.
VEJA TAMBÉM: Como não tocar no celular por uma semana mudou a vida de uma escritora
Desde que o primeiro iPhone chegou, em 2007, os smartphones gradualmente dominaram nossas vidas. Utilizamos o celular para ouvir música, tirar fotos, ler notícias e, às vezes, até mesmo fazer ligações tradicionais.
No entanto, o fluxo interminável de informação e estímulo proporcionados pelos celulares tendem a causar estragos em nossa habilidade de focar em uma tarefa de cada vez, e é por isso que muitas pessoas sentem a necessidade de diminuir seu uso do smartphone.
Segundo um estudo feito pela Deloitte, em 2017, 47% dos norte-americanos que têm um smartphone já fizeram algum esforço para diminuir o seu uso no passado. As maneiras mais populares de tentar se desconectar são manter o celular fora de vista e desligar as notificações. No entanto, tentações como as das redes sociais tornam muito difícil de resistir: apenas 30% dos donos de smartphones foram bem-sucedidos em reduzir seu tempo de uso.
Abaixo, alguns dados curiosos sobre o vício em smartphones:
LEIA: 10 maneiras de afastar amigos e colegas por causa do celular
Donos de smartphones nos Estados Unidos checam seus celulares 47 vezes por dia.
85% das pessoas utilizam o celular enquanto falam com amigos ou familiares.
Mais de 80% das pessoas checam seus celulares entre uma hora após acordar ou antes de ir dormir. Já 35% o fazem em 5 minutos.
47% dos norte-americanos já tentaram diminuir o tempo de utilização de celular no passado. Apenas 30% foram bem-sucedidos.
Veja na galeria de fotos a seguir, os 5 métodos mais utilizados para tentar diminuir o tempo de uso do smartphone:
-
iStock Para 38%: manter o celular na bolsa ou no bolso enquanto estiver com outras pessoas.
-
iStock Para 32%: desligar notificações em áudio.
-
iStock Para 27%: manter o celular na bolsa ou no bolso quando estiver sozinho.
-
iStock Para 26%, deletar aplicativos.
-
Anúncio publicitário -
iStock Para 26%, desligar o celular à noite.
Para 38%: manter o celular na bolsa ou no bolso enquanto estiver com outras pessoas.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).