O brasileiro Fernando Pinto, 69 anos, está contando seus últimos dias no comando da companhia aérea portuguesa TAP.
LEIA MAIS: Azul lucra quase 22 vezes mais no 3º tri
O executivo gaúcho vai deixar a presidência da empresa no final de janeiro, depois de 17 anos no cargo.
Antes de assumir a TAP, em 2000, Fernando Pinto foi CEO da Varig entre os anos 1996 e 2000. Então maior companhia aérea do Brasil, a Varig ingressou na Star Alliance sob sua gestão.
O principal cargo de gestão da TAP deverá ser passado ao também brasileiro Antonoaldo Neves, 42 anos, que atuou como presidente da Azul Linhas Aéreas entre 2014 e julho de 2017. No ano passado, Neves se transferiu de São Paulo para Lisboa (Portugal) com a missão de assumir a área comercial da TAP, que tem 45% de posse de consórcio formado em 2015 por David Neeleman (Azul) e pelo empresário português Humberto Pedrosa.
Antes de ingressar na Azul, o novo presidente da TAP foi engenheiro de montagem de obras eletromecânicas no grupo Odebrecht, onde iniciou sua carreira, e chegou a ser sócio da empresa de consultoria McKinsey. Também foi diretor executivo da construtora Cyrela entre 2010 e 2012.
VEJA TAMBÉM: Azul vai criar empresa de logística em parceria com Correios
À frente da Azul, o executivo coordenou o ingresso da companhia nas bolsas de Nova York e de São Paulo (Brasil), bem como na expansão internacional da Azul. Nascido em Salvador (BA), Neves tem dupla cidadania – brasileira e portuguesa.
Depois de entregar o bastão da presidência da TAP para Antonoaldo Neves, o executivo Fernando Pinto deve continuar atuando na companhia portuguesa por dois anos como assessor especial.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).