Até 1980, as mulheres eram figuras escondidas nos bastidores das missões da Agência Espacial Americana, história bem retratada no longa-metragem “Estrelas Além do Tempo” (2016). Hoje, com melhores oportunidades e um recrutamento mais democrático, o já expressivo número de personalidades femininas no mundo da exploração do universo pode ser conferido no Hall da Fama dos Astronautas Americanos.
Na semana em que antecedeu as comemorações do Dia Internacional da Mulher, entre 1º e 5 de março, a Astronauta Anna Fisher teve um encontro com os visitantes do Complexo Kennedy Space Center. Durante todo o dia ocorreram eventos do programa ‘Encontro com um Astronauta’, quando os turistas podem pegar autógrafos e matar a curiosidades sobre a vida fora da Terra. Por um custo adicional foi ainda possível participar do ‘Almoço com um Astronauta’ com a Dra. Fisher.
Anna foi uma das seis primeiras astronautas mulheres da NASA e a primeira mãe a viajar ao espaço, além de ter se mantido na equipe de comando nos primeiros anos da construção da Estação Espacial Internacional (1996 a 2002).
A ocasião é perfeita para dar uma passadinha no Hall of Fame e conferir as nove mulheres que também conquistaram um lugar na história da corrida espacial: Eileen Collins, Bonnie Dunbar, Susan J. Helms, Shannon Lucid, Ellen Ochoa, Sally K. Ride, Rhea Seddon, Kathy Sullivan e Kathy Thornton.
Em 2016, a NASA presenciou outro marco para a história das mulheres, quando Charlie Blackwell-Thompson foi nomeada diretora de lançamento do Programa de Exploração de Sistemas Terrestres, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no Firing Room-1 do Kennedy Space Center. Dentre as inúmeras funções, cabe à Charlie liderar e gerenciar o planejamento e a execução de operações de lançamento da cápsula Orion, que levará os astronautas para Marte até 2030.
VEJA TAMBÉM: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online
A NASA também criou o site Women@NASA onde compartilha vídeos e história das funcionárias da agência não apenas como esforço para inspirar meninas e mulheres sobre a carreira espacial, mas também para reivindicar mudanças nas políticas que impactam o mercado de trabalho.
Veja, na galeria de fotos a seguir, as astronautas mulheres no Kennedy Space Center:
-
Reprodução/NASA Bonnie Dunbar
A astronauta concluiu o bacharelado e pós-graduação em Engenharia na Universidade de Washington e completou seu doutorado em Engenharia Mecânica e Biomédica na Universidade de Houston. Depois de trabalhar alguns anos como pesquisadora na Inglaterra, retornou aos Estados Unidos para assumir um cargo semelhante no Rockwell International Space Division, na Califórnia. A Dra. Dunbar foi uma pilota com mais de 200 horas de vôo em aeronaves terrestres de motor único, registrou mais de 1000 horas em jatos T-38 como copiloto e tem mais de 100 horas também como copiloto em um Cessna Citation Jet.
-
Reprodução/NASA Charlie Blackwell-Thompson
Charlie é a diretora de lançamentos do Programa Exploration Ground Systems da NASA, com sede no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida. Nomeada para o cargo no início de 2016, ela é a primeira mulher a assumir a posição. Charlie se formou em Engenharia da Computação pela Universidade Clemson em 1988 e entrou na NASA em 2004 como diretora de testes na Divisão de Lançamentos e Aterrissagens.
-
Reprodução/NASA Eileen Collins
Eileen foi a primeira mulher a ser pilota e comandante de um ônibus espacial. A astronauta é graduada em Matemática e Economia na Universidade de Siracusa,. com duas pós-graduações (Pesquisa de Operações e Gerenciamento de Sistemas Espaciais). Eileen entrou na NASA em 1991 e se aposentou em maio de 2006.
-
Reprodução/NASA Ellen Ochoa
Ellen é a primeira diretora latina e segunda diretora mulher do Johnson Space Center. Ela se juntou à NASA em 1988 como engenheira de pesquisa no Ames Research Center e foi para o Johnson Space Center em 1990, selecionada como astronauta. Ellen é graduada em Física pela Universidade Estadual de San Diego e cursou pós-graduação e doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade de Stanford.
-
Anúncio publicitário -
Anna Fisher
Em 1978, Anna foi uma das selecionadas para formar a primeira equipe feminina de astronautas da NASA. Ela se formou em Química e, logo em seguida, em Medicina pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde também completou seu mestrado.
-
Reprodução/NASA Kathryn Sullivan
A Dra. Sullivan, que também participou da primeira equipe feminina de astronautas, foi a primeira mulher norte-americana a caminhar no espaço, além de ter participado de três missões espaciais. A astronauta deixou a NASA em 1993.
-
Reprodução/NASA Kathryn Thornton
Selecionada pela NASA em 1984, a Dra. Kathryn é veterana de três missões espaciais. Atualmente, é reitora da Escola de Engenharia da Universidade da Virgínia, onde completou seu doutorado em Física.
-
Reprodução/NASA Sally Ride
Sally foi a primeira mulher norte-americana a visitar o espaço em 1983. A física, graduada pela Universidade de Stanford, entrou para o Hall da Fama em 2003. A astronauta saiu da NASA em 1987 para dar aula na Universidade de Califórnia em San Diego, começando a procurar formas para ajudar mulheres a estudar ciências e matemática.
-
Reprodução/NASA Shannon Lucid
Shannon, veterana de cinco missões espaciais, foi a primeira mulher norte-americana a habitar a estação orbital russa Mir. Além disso, a astronauta também foi a primeira mulher a ser condecorada com a Medalha de Honra Espacial do Congresso.
-
Reprodução/NASA Susan Helms
Além de astronauta da NASA, Susan também foi tenente das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Ela entrou na instituição em 1990 e registrou mais de 5 mil horas no espaço, incluindo uma caminhada espacial de 8 horas e 56 minutos, um recorde mundial.
Bonnie Dunbar
A astronauta concluiu o bacharelado e pós-graduação em Engenharia na Universidade de Washington e completou seu doutorado em Engenharia Mecânica e Biomédica na Universidade de Houston. Depois de trabalhar alguns anos como pesquisadora na Inglaterra, retornou aos Estados Unidos para assumir um cargo semelhante no Rockwell International Space Division, na Califórnia. A Dra. Dunbar foi uma pilota com mais de 200 horas de vôo em aeronaves terrestres de motor único, registrou mais de 1000 horas em jatos T-38 como copiloto e tem mais de 100 horas também como copiloto em um Cessna Citation Jet.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected])