Nos últimos dias, diversos usuários têm recebido um alerta preocupante do Facebook: a mensagem informa que as suas contas foram invadidas por hackers, que tiveram acesso a uma série de informações pessoais disponibilizadas na rede social. Não apenas o nome completo e de rede, seu gênero, cidade natal e atual, mas também seu endereço de e-mail, número de telefone e celular e os lugares por onde passou e fez check-in — dados que podem comprometer a segurança física da pessoa. A estimativa é de que cerca de 30 milhões de perfis tenham sido afetados na maior falha já admitida pela rede, que teria ocorrido no fim de setembro.
A brecha ainda permite acesso a dados, digamos, qualitativos do usuário, como status de relacionamento, religião, trabalho, educação, 15 buscas recentes feitas pela pessoa dentro do Facebook e as páginas que ela segue no próprio site.
LEIA MAIS: Como o Facebook foi invadido e por que é um desastre
Se você não recebeu nenhuma mensagem do Facebook nos últimos dias e está ansioso para saber se teve os dados acessados por hackers, é fácil checar. A rede social criou um link para quem deseja fazer a verificação.
Vá para a página facebook.com/help/securitynotice e procure uma caixa azul, que dirá se o seu perfil foi exposto a hackers, como no exemplo abaixo0, felizmente (e ainda) em segurança: