Há meses ouvimos rumores sobre uma nova versão do jogo “Fortnite”, da Epic, distante de tudo que conhecemos até então no mundo dos games. Ontem (29), no entanto, a informação parece ter sido confirmada graças a um vazamento de arquivos.
LEIA MAIS: Sony tem lucro recorde impulsionado por jogos online
No próximo sábado (2), um conhecido rosto da música eletrônica estará no jogo: o DJ e produtor norte-americano Marshmello, que realizará um concerto in-game. As informações sobre o evento de apresentação ainda estão sendo divulgadas. Veja, a seguir, o que sabemos até o momento:
O evento começará às 14h, mas seu tempo de duração ainda não está claro;
O palco da iniciativa é o Pleasant Park, embora seja possível ver as luzes e ouvir a música de qualquer lugar do mapa do game;
Aparentemente será o seu próprio LTM, chamado “Party at Pleasant Park”, e contará com respawn habilitado, o que significa que você provavelmente será capaz de matar outros personagens durante a festa;
Ao que tudo indica, existe um um “kit” para o evento, que incluirá uma fantasia de Marshmello composta por máscara e spray. Os preços ainda não foram divulgados;
Algumas animações, também vazadas, mostram um dj dançando, e, apesar de ainda não sabermos de quem se trata com certeza, acreditamos que o próprio Marshmello vai atuar no palco;
Outros vazamentos mostram palestrantes, um palco e luzes, recursos que devem ser instalados logo em Pleasant Park.
É incrível que tenhamos chegado a um ponto em que o jogo mais popular do mundo é capaz de lançar um show de um grande artista no próprio game, provavelmente com milhões de usuários presentes – mesmo que digitalmente. A plataforma permite que Marshmello receba um público 50 vezes maior do que um lugar com um palco padrão. E tudo isso com pouco esforço, tendo em vista que ele não precisa se apresentar literalmente.
O dj estará apresentando sua música ao público do “Fortnite” e vendendo kits (dos quais uma parcela com certeza é destinada a ele) e álbuns que ganharão ainda mais fama caso os jogadores gostem de sua música. Marshmello possui uma longa trajetória com o game – em 2018, junto com o streamer Tyler “Ninja” Blevins, ganhou o Pro-Am, torneio beneficente entre celebridades.
SAIBA TAMBÉM: GameStop abandona tentativa de vender empresa
O dono dos hits “Silence” e “Wolves” levanta algumas questões interessantes em um momento em que a Epic está envolvida em processos sobre o roubo de coreografias de outros músicos. Mas acredito que o argumento poderia ser claro: a companhia está disposta a trabalhar com artistas de maneira oficial, por isso, se Marshmello pode licenciar sua música e vender seus álbuns e kits no jogo, por que a Epic se incomodaria de investir nas danças?
Eu também estou curioso sobre como esse evento vai ser, uma vez que o show acontecerá ao mesmo tempo em que os jogadores poderão matar uns aos outros. Não é só um simples show de EDM – sem dúvida, o episódio se transformará em uma batalha. Mesmo que tudo isso seja digital, a primeira coisa que imaginei foram tiros em um evento musical, o que me fez lembrar do tiroteio em Las Vegas, na balada Pulse. Não estou dizendo que a Epic não deveria permitir a matança neste LTM, já que exigir que os jogadores ficassem apenas parados assistindo Marshmello seria algo bem chato, mas a tragédia me veio à cabeça quando tive acesso às informações.
No geral, acho que a iniciativa tem o potencial de ser um momento muito legal e único para o mundo dos jogos: um show ao vivo incorporado em um jogo com milhões de participantes em tempo real. Aparentemente, o próprio Marshmello estará lá, jogando, embora eu imagine que ele tenha que ser um NPC no palco – a menos que a Epic tenha algum tipo de mágica de servidor que possa colocá-lo em todos os jogos ao mesmo tempo, ao vivo.