O Egito abriu neste sábado para visitação a Pirâmide Curva construída pelo Faraó Sneferu, uma estrutura de 101 metros de altura ao sul do Cairo e que foi um marco na construção dessas composições. Os turistas vão poder descer 79 metros por dentro de um estreito túnel a partir de uma entrada na face norte da pirâmide, alcançando assim duas câmaras internas da estrutura de 4.600 anos de idade.
LEIA MAIS: Tumba de Tutancâmon reabre após década de restauração
A Pirâmide Curva foi uma das duas construídas pelo faraó Sneferu, fundador da Quarta Dinastia, em Dahshur, no extremo-sul da necrópolis de Mênfis que começa em Gizé.
A aparência dessa pirâmide é incomum. Os primeiros 49 metros foram construídos em íngremes 54 graus, e depois ela aplaina na parte superior.
De acordo com Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, os arquitetos mudaram a forma depois que rachaduras começaram a aparecer na estrutura.
“Sneferu viveu por muito tempo, e os arquitetos queriam fazer a forma completa, de pirâmide”, disse Mohamed Shiha, diretor do sítio de Dahshur. “Onde ele foi enterrado, não sabemos. Talvez nessa pirâmidade. Quem sabe?”.
Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store