Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Brasileira cria plataforma para facilitar exportação de café

Brasileira cria plataforma para facilitar exportação de café

Primeiro contêiner com grãos especiais segue para a Europa neste mês

Forbes Daily, por Gabriela Arbex
10/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Primeiro contêiner com grãos especiais segue para a Europa neste mês

Neste mês, será embarcado para a Europa o primeiro contêiner com cafés especiais brasileiros negociados pela startup Farmly, que participou – e venceu – o programa Avança Café, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a coordenação da Embrapa Café, do Distrito Federal. A Farmly propôs a solução para um importante desafio: a dificuldade dos pequenos cafeicultores de exportar grãos especiais em menores quantidades, ao mesmo tempo em que os pequenos torrefadores do exterior são obrigados a comprar de grandes empresas de exportação. A inovação proposta pela startup foi unir essas duas pontas da cadeia por meio de tecnologia.

Os seis jovens empreendedores desenvolveram, então, uma plataforma digital para que cafeicultores no Brasil possam oferecer lotes de cafés especiais a torrefadores estrangeiros interessados em comprar grãos gourmets em menor quantidade. Como resultado, o produtor consegue faturar cerca de 20% a mais do que em uma exportação convencional, e o pequeno processador localizado fora do país tem seu acesso facilitado a pequenos lotes especiais pelos quais paga, em média, 14% menos em relação às importadoras locais.

“Em alguns casos, uma saca que seria vendida a R$ 420 da forma tradicional pode chegar a valer R$ 1.000 ao produtor na plataforma da Farmly”, compara o engenheiro mecânico Telmo Baldo, responsável pelo gerenciamento financeiro da startup. Ele conta que a diferença é explicada pelo fato de a inovação dispensar diversos intermediários no roteiro da exportação.

Neste ano, os empreendedores exportarão dois contêineres, totalizando R$ 967 mil. Em 2020, a previsão é vender oito, com faturamento de R$ 3,87 milhões e, em 2021, dobrar para 16, com ganhos de R$ 7,74 milhões. “O mercado de cafés especiais é de US$ 20 bilhões anuais e cresce à taxa de 20% ao ano”, comemora Lucas Faria, desenvolvedor da plataforma, anunciando que além das vendas à Europa, a empresa já se aproxima da Ásia para ampliar sua área de atuação.

***

Fundação Bill & Melinda Gates e Water.org vêm ao Brasil

Duas importantes entidades na luta pelo saneamento básico estarão em solo brasileiro em novembro. A Fundação Bill & Melinda Gates, criada pelo segundo homem mais rico do mundo, dono de um patrimônio estimado pela Forbes em US$ 105,2 milhões, e a Water.org, liderada pelo ator norte-americano Matt Damon e pelo engenheiro Gary White, estarão em São Paulo para o 19º Encontro Mundial de Saneamento – World Toilet Summit, que será realizado entre 17 e 19 de novembro no hotel Renaissance.

Pela primeira vez, um país latinoamericano vai sediar o evento, que reunirá especialistas e representantes de governos, iniciativa privada e terceiro setor para discutir o acesso da população mundial à água tratada. A Fundação Bill e Melinda Gates, que atua em diversas regiões do planeta para impulsionar o saneamento básico, será representada pelo diretor Doulaye Kono no painel “O Papel da Cooperação Internacional nos Desafios da Água e Esgotos”. A Water.org, que já levou água segura a 22 milhões de pessoas, vai abordar como as mulheres sofrem mais com a ausência desse tipo de serviço no debate “Saneamento Básico e Gênero”.

***

Brasil ganha uma posição em ranking global de competitividade

Apesar da falta de reformas significativas, o Brasil subiu uma posição no ranking de competitividade mundial e ocupa, agora, o 71º lugar. Elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral, o levantamento avalia 141 países, levando em conta 103 variáveis de 12 pilares que traduzem quatro fatores: ambiente favorável, capital humano, mercado e ecossistema inovador. A novidade deste ano, no entanto, é o fato de os Estados Unidos terem perdido a primeira posição para Singapura, que ocupava a vice-liderança no ano passado. Hong Kong, Holanda e Suíça completam o Top 5.

O estudo atesta que o Brasil está em um processo lento de recuperação da sua competitividade. Depois de ter alcançado o ápice – 48º lugar – em 2012, turbinado pelo preço das commodities e os generosos gastos públicos, o país sofreu nos anos seguintes uma queda livre em praticamente todos os indicadores. Perdeu em competitividade absoluta e relativa, chegando a sua pior posição em 2016: 81ª posição.

“De maneira geral, os resultados apontam para frustração nos avanços sociais e ambientais, tendo em vista os objetivos sustentáveis do milênio estabelecidos pela agenda 2020”, constatou o professor Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Em muitos dos países pesquisados houve uma piora em diversos indicadores sociais importantes, como o desemprego e a desigualdade social. “No Brasil, por exemplo, a mobilidade social demora, em média, nove gerações para acontecer, enquanto em países como a Dinamarca e o Chile esse número é de duas e seis gerações, respectivamente.”

***

Herman Miller se torna acionista majoritária da HAY

Especialista em inovação e design de imobiliário, a Herman Miller acaba de adquirir mais 34% das ações da HAY, marca de acessórios residenciais e corporativos com atuação na Europa e na Ásia. Com a operação, o grupo passa a acumular 67% dos papéis e a deter o controle majoritário da companhia, cabendo aos fundadores Troels Holch Povlsen e Rolf e Mette Hay os 33% restantes. “A aquisição da HAY é uma peça-chave na estratégia de expansão de nossa presença nos mercados de varejo e corporativo. Com ela, passaremos a alcançar um público mais jovem e urbano”, disse Andi Owen, CEO da Herman Miller.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • airbnb
  • Bitcoin
  • colunas
  • FORBES
  • Gabriela Arbex
  • Green Is the New Black
  • Nielsen
  • Ocean Conservancy
  • Sodiê
  • Sustentabilidade

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.