Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Nexo Voice: além do design e das sprints

Nexo Voice: além do design e das sprints

A inovação não é uma ação singular, ela deve ser tratada de forma mais ampla, como uma jornada

Nexo Voice
11/11/2019 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

A inovação não é uma ação singular, ela deve ser tratada de forma mais ampla, como uma jornada

Projetos de grande porte já não são mais prioridade para as grandes empresas. Hoje, com o mundo dinâmico e efêmero, mais do que nunca é fundamental errar rápido para melhorar mais rápido. E isso deve ser feito com o menor custo possível. Tornou-se obsoleta a ideia de passar muito tempo gastando rios de dinheiro para identificar se a solução proposta irá atender aos objetivos iniciais e, de fato, resolver um problema.

As grandes empresas sentem a necessidade de se aproximar do modelo das startups, pelo qual a escassez de recurso e tempo são o combustível para a criatividade no processo de inovação. É neste cenário que diversas abordagens ficaram conhecidas, principalmente, aquelas que utilizam métodos e processos tradicionais dos designers, que colocam o público como foco central do projeto. O design sprint, um dos mais famosos, tornou-se a medida de tempo oficial para inovar.

Segundo o especialista em consultoria criativa e estratégica Conrado Cotomácio, os passos iniciais do procedimento de inovação e transformação de uma empresa são extremamente importantes, por isso, o sprint é tão valioso. “Muitos negócios grandes até conseguem começar essa mudança, mas, diferente das startups, enfrentam outros desafios que, muitas vezes, estão além dos primeiros 100 metros da jornada”, contrapõe Conrado. “Não se trata da funcionalidade que vai garantir a próxima rodada de investimentos, mas, sim, de um movimento que impactará centenas de milhares de empregos em todo o mundo. E que pode mudar a forma como se produz ou se mede o resultado de um serviço”, complementa.

O detalhe desses “tiros curtos” é que sempre fica a sensação de que falta algo. Tudo funciona bem no desenho da solução, mas entre o mapa e o terreno existe uma distância grande. Não é possível ter certeza se a solução desenhada irá de fato resolver o problema até que ela seja, finalmente, implementada. É aí que entra a necessidade de desenvolver o projeto e ir além do que o design thinking e ou design sprint entregam.

“Empresas possuem problemas e processos complexos que exigem uma abordagem mais ampla para se chegar à solução”, explica Diego Figueredo, CEO e Founder da Nexo, considerada uma das principais player de AI do país. Ele conta que aprendeu que para resolver problemas é preciso ir além do desenho e da prototipação no papel. “É por esse motivo que utilizamos as principais abordagens e metodologias de inovação. A partir disso, construímos startups do zero e atuamos em projetos complexos com algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo”, diz Figueredo.

Reconhecer a necessidade de desenvolver um projeto piloto para validar uma solução impulsionou a criação da Journey, uma metodologia desenvolvida por especialistas de várias áreas, com foco em resolver um problema e criar uma solução inovadora a cada 50 dias.

A Journey começa com o mapeamento do problema para verificar os que são factíveis de serem resolvidos com base em diversos aspectos, como tempo de duração e dificuldade de implementação. Em seguida, com o backlog de problemas definido, é hora de montar a estratégia e escolher em qual trabalhar.

Em seguida, começa a etapa de construção da solução: chega a hora de desenhar o projeto, quebrar o escopo em tasks, criar os entregáveis e montar o squad para desenvolvimento e implementação. Nessa etapa você precisa ter um time experiente de desenvolvedores com diversas skills, que vão desde um backend a um especialista em inteligência artificial.

“As duas últimas etapas trazem possibilidades que até hoje nenhuma metodologia conseguiu alcançar, com o conceito de shared source. Para conhecer mais, fique ligado nas novidades por aqui e saiba como participar do evento que vamos realizar no próximo dia 28 de novembro. Está tudo no nosso site, nexo.ai“, complementa o CEO da Nexo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • colunas
  • desenvolvimento
  • design thinking
  • Diego Figueredo
  • FORBES
  • inteligência artificial
  • negócios
  • Nexo

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.