O Facebook vai começar a avisar seus usuários diretamente sempre que eles entrarem em contato com informações falsas e perigosas sobre o coronavírus, como teorias de que beber água sanitária pode ajudar vítimas ou que o distanciamento social não ajuda em nada na prevenção da doença.
Mark Zuckerberg anunciou essa nova ferramenta em um post no Facebook hoje (16) de manhã, dizendo que uma bandeira vermelha aparecerá no feed do usuário e o direcionará a uma página da Organização Mundial da Saúde. A ferramenta começa a funcionar nas próximas semanas.
LEIA MAIS: Facebook lança iniciativa de pesquisa para que usuários compartilhem sintomas de Covid-19
Como qualquer outra rede social, o Facebook está tentando reduzir o número de informações falsas sobre o vírus em sua plataforma, que soma mais de 2,4 bilhões de usuários mensais.
Zuckerberg também disse que os esforços do Facebook de checar todos os fatos –medidas essas que se estendem ao Instagram– colocaram avisos em mais de 40 milhões de posts no mês passado. Essa parece ser uma ferramenta eficiente: de acordo com o Facebook, seus usuários não clicaram no conteúdo após ver esse aviso em 95% dos casos.
“No Facebook e no Instagram, já direcionamos mais de 2 bilhões de pessoas às autoridades de saúde pelo nosso centro de informação da Covid-19 e pelos nossos pop-ups educacionais, com mais de 350 milhões de pessoas clicando e aprendendo mais sobre o assunto,” disse Zuckerberg.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias