A farmacêutica suíça Novartis afirmou hoje (20) que vai testar a droga hidroxicloroquina, usada para tratar malária, em uma pesquisa para ver se o medicamento é realmente eficiente contra a Covid-19.
A companhia espera ter dados sobre a eficácia da droga até junho, afirmou um dos líderes da pesquisa à Reuters.
LEIA MAIS: Anvisa passa a controlar exportação de cloroquina e hidroxicloroquina
O medicamento é conhecido há décadas no tratamento de malária e foi citado pelos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro, como sendo eficiente contra o novo coronavírus. Ainda não há prova científica de que a hidroxicloroquina é eficaz no tratamento de pacientes com Covid-19.
Atualmente não há medicamentos ou vacinas aprovados especificamente para a doença.
“Estamos num mar de histórias e muitas pessoas não profissionais e mal informadas estão fazendo recomendações que estão influenciando a maneira como o público e os pacientes veem isso [hidroxicloroquina]”, disse o doutor Richard Chaisson, professor da Universidade Johns Hopkins que lidera a pesquisa.
A Novartis afirmou que recebeu aprovação da agência de drogas e alimentos dos EUA (FDA) para a pesquisa e que espera começar a recrutar 440 pacientes nas próximas semanas em mais de uma dúzia de locais dos EUA. Os resultados serão divulgados assim que possível, acrescentou a companhia.
Alguns afirmam que a defesa da hidroxicloroquina minimizou efeitos colaterais potencialmente perigosos da droga, como perda de visão e problemas cardíacos.
(Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias