A comunicação é a chave do sucesso para basicamente tudo o que você for fazer na sua vida. Especialmente na carreira, a comunicação é uma habilidade fundamental que você precisa dominar. Mas, será que para todo mundo, ela deve ser aprendida da mesma forma?
Nosso estilo de comunicação influencia (e muito!) nosso foco no que vamos falar e ouvir. Por isso, entender seu próprio estilo e aprender a se adaptar aos estilos do outro é fundamental para que você passe suas mensagens com clareza e assertividade e, mais ainda, que absorva completamente as mensagens dos outros.
4 estilos de comunicação
Existem quatro estilos básicos de comunicação. Cada um tem como prioridade uma orientação básica de valor:
– ação
– processo
– pessoas
– ideias
Esses estilos podem ser encontrados em todas nós, entretanto, tendemos a nos sentirmos mais confortáveis dentro de um dele, e obviamente, ele se torna o “dominante”. Num momento de pressão, por exemplo, é esse estilo dominante que aflora na nossa comunicação.
Cada estilo tem particularidades e são influenciados pela nossa personalidade, formação cultural, experiências passadas e contexto atual. Espia só as características de cada estilo. Assim fica fácil de descobrir o seu!
Ação: Quem se comunica através da ação está focado em resultados e desempenho. Se você faz parte desse time, provavelmente precisa ver e ouvir sobre projetos realizados e resultados alcançados para se sentir estimulada a superar desafios. Pessoas regidas pelo estilo de ação na comunicação tendem a dar respostas diretas e rápidas, são consideradas pragmáticas e impacientes, e passam de um tópico para outro em uma conversa num piscar de olhos. A intenção é sempre se manter em movimento!
Processo: O comunicador que se orienta pelo “processo” está focado em fatos e provas. São pessoas sistemáticas e lógicas, que realizam cada etapa de um processo com cautela. A comunicação desse grupo é rica em detalhes e nenhuma decisão é fechada antes de analisar todas as possibilidades.
Pessoas: Se você se comunica com foco em sentimentos, motivações e relacionamentos em geral, seu perfil é o de “pessoas”. Quem tem esse estilo de comunicação tende a ser perceptivo e emocional, e são consideradas pessoas sensíveis e espontâneas. A intuição é peça-chave dentro dos seus diálogos e decisões, e a necessidade de agradar e garantir que os outros tenham o que precisam é um problema constante, inclusive na tomada de decisões.
Ideias: Quem se comunica com foco nas ideias prioriza conceitos e visões. São pessoas criativas e intrigadas em aprender novas maneiras de fazer as coisas e solucionar problemas. Pessoas com o estilo das “ideias” se preocupam com possibilidades, não com detalhes. São pessoas provocativas e carismáticas, centradas no ego e no imediatismo. Enérgicas, elas preferem se concentrar mais no quadro geral do que na conclusão de cada etapa.
Aprenda a se adaptar a outros estilos!
Não é difícil identificar o estilo de comunicação de alguém, basta se fazer algumas perguntas específicas:
– Essa pessoa usa números e dados para defender suas ideias e opiniões?
– Ela se prende a detalhes ou recorre logo ao resultado final?
– Ela considera os sentimentos dos outros na hora de tomar uma decisão?
– Num diálogo, ela se mantém focada no assunto ou sugere novas pautas para serem discutidas a seguir?
Tendo essas respostas em mente, fica mais fácil se preparar para uma conversa ou apresentação com alguém com um estilo diferente do seu. Espia as minhas sugestões:
* Para conversar com o perfil de AÇÃO:
– Comece apresentando os resultados
– Não apresente várias opções para resolver um problema. Sugira a que você considera melhor
– Seja breve
– Dê ênfase nos benefícios práticos
– Use recursos visuais
* Para conversar com o perfil de PROCESSOS:
– Forneça dados, fatos e detalhes
– Monte sua apresentação em ordem lógica (contexto, problema e solução) ou cronológica (começo, meio e fim)
– Peça recomendações e sugestões
– Inclua uma lista de opções prós e contras
– Não apresse o outro na tomada de decisões
*Para conversar com o perfil de PESSOAS:
– Não abra mãos de conversas paralelas que possam vir a surgir do assunto principal
– Mostre como essa ideia já funcionou no passado
– Exemplifique o impacto que essas decisões vão ter na vida das pessoas
– Garanta que você tenha o apoio de pessoas respeitadas e que sejam exemplo de credibilidade e sucesso
* Para conversar com o perfil de IDEIAS:
– Comece contextualizando a situação ou problema
– Abra espaço para discussão
– Dê ênfase nos resultados futuros e a longo prazo
– Exponha as singularidades das suas sugestões e mostre como elas podem sair do senso comum
Dicas anotadas? Tenha em mente que seu estilo pessoal é apenas um elemento da comunicação eficaz. Saber em que tipo de informação as pessoas estão mais interessadas, quem é o seu público e de que forma eles preferem receber informações (recursos visuais, dados estatísticos, gráficos…) é um ótimo ponto de partida.
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