O Brasil tem 3.488 municípios com casos confirmados de pacientes com Covid-19, o que representa 62,6% do total de cidades no país, segundo dados divulgados ontem (21) pelo Ministério da Saúde, que alertou para uma interiorização “inevitável” da doença.
Segundo o ministério, houve um aumento de 490 novas cidades com infectados pela doença em relação a 14 de maio, apontando para uma aceleração no avanço dos casos no país. Ontem, o Brasil chegou a 310 mil casos confirmados e mais de 20 mil mortes.
LEIA MAIS: Brasil tem novo recorde de mortes em 24 horas por Covid-19
“Ela é inevitável, essa progressão vai acontecer. Temos que estar preparados aumentando a capacidade ainda dessas cidades capitais e cidades maiores, porque elas também serão, nessa terceira etapa, destino dessas pessoas que vão buscar tratamento”, disse Pazuello em reunião de gestores de saúde dos três níveis de governo.
O ministro defendeu que Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste se preparem para o enfrentamento ao novo coronavírus. Essas regiões ainda não atingiram ao pico tradicional da sazonalidade das doenças respiratórias.
“É hora de se preparar para o combate”, disse ele, citando que essas regiões têm a vantagem de poder observar o impacto da doença no Norte e Nordeste.
Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do ministério, Eduardo Macário, disse que quase 80% dos municípios da Região Norte do país contam com infectados pela Covid-19.
“A região nos preocupa”, disse ele, ao destacar que se está agora no momento de “maior pressão” em relação ao número de casos pela doença. O último dado dá conta de 291.579 infectados.
VEJA TAMBÉM: Casos de coronavírus no mundo ultrapassam 5 milhões
Macário afirmou que as Regiões Norte e Nordeste atravessam no momento o período de sazonalidade das doenças respiratórias no país.
EXAMES
A diretora substituta do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da pasta, Grace Madeline, disse que o Brasil já contabiliza 585.307 exames para Covid-19 realizados ou em análise por laboratórios oficiais.
Segundo a diretora, há atualmente uma média de 7 mil exames da doença analisadas por dia. Ela disse que 75% dos exames para Covid-19 estão sendo realizados em até cinco dias e destacou que números refletem um aumento da capacidade laboratorial do país.
Grace disse que a pasta não tem os resultados completos de exames por Covid realizados em 5,5 mil laboratórios do país. Mas afirmou que o ministério está trabalhando numa unificação desses dados vindos do setor privado. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.