Uma das críticas mais frequentes recebidas pela moda era sobre a apresentação das coleções nas semanas de moda. Dizia-se que o formato “desfile” havia aumentado em tamanho mas não realmente evoluído para outras formas de expressão. Como já comentei aqui, a Semana da Alta-Costura em Paris deu o start para as apresentações online e agora os estilistas se empenham em encontrar a melhor tradução digital para suas coleções prêt-à-porter. Aproveitei para observar como três marcas enfrentaram o desafio desses tempos em que o distanciamento social dita novos contextos e regras, em suas coleções primavera/verão 2021.
Hermès: eficiente e direto ao ponto
A linha masculina da francesa Hermés, com direção criativa de Véronique Nichanian, investiu no clássico e atemporal casual chic da marca. A estilista diz ter imaginado materiais e texturas para a temperatura tropical de Singapura, focou na silhueta “blusão”, reduziu os 40 looks de um desfile normal para 18 e entregou tudo para o diretor teatral Cyril Teste. Ele criou uma apresentação online, em tempo real no site da marca, como se fossem os bastidores de uma sessão fotográfica para um lookbook, com a própria Véronique arrumando os modelos – um casting enxuto e diverso – e com muitos closes dos acessórios. Tudo correto, impecável e discreto (a performance está disponível no YouTube). “Nunca me interessei pelo aspecto frenético da moda. Na Hermés temos um lema que vem do hipismo e serve como uma luva para o momento atual: ‘Sempre em frente, calmo e equilibrado’”, diz Véronique.
Prada: minimalismo “cabeça”
Conhecida pela atitude radical e intelectualizada, a italiana Miuccia Prada explicou, em um e-mail para a imprensa, influencers e compradores, a ideia para sua coleção masculina e pré-coleção feminina: “As roupas são simples, mas com o conceito de simplicidade usado como antídoto para as complicações inúteis. O momento pede seriedade, um momento para pensar e refletir. O que fazemos? Para que serve a moda? Por que estamos aqui? Em que a moda pode contribuir para a comunidade?”. Ela convocou dois fotógrafos – um deles o festejado alemão Juergen Teller – dois cineastas e uma artista plástica para registrarem em um curta metragem (disponível no YouTube) diferentes visões de suas roupas de minimalismo refinado – em preto, branco, cinza com um ou outro tom pastel – vestidas por um casting diverso. Chamou tudo de “O Desfile Que Nunca Aconteceu”. Sempre muito “cabeça” dona Miuccia.
Loewe por Jonathan Anderson: desfilando dentro da caixa
Finalmente, Jonathan Anderson, o jovem irlandês diretor criativo da marca espanhola Loewe, decidiu unir online e offline no lançamento da coleção masculina e pré-coleção feminina. Para todos os usuários de smartphones, tablets e notebooks, a marca promoveu 24 horas de streaming ao vivo – via website e Instagram – com atrações musicais, entrevistas com artistas, um vídeo sobre a arte do shibori – técnica japonesa de tintura manual de tecidos – e outros aspectos que influenciaram a coleção que tem como foco principal a figura geométrica do círculo. Já a imprensa, influencers, compradores, celebridades e amigos da Loewe receberam uma caixa de cinco quilos. Por isso Jonathan batizou a apresentação de “show-in-a-box” (desfile na caixa). A caixa tem o formato de um arquivo com doze divisões e, segundo o estilista: “Traduz todo o processo criativo em uma experiência sensorial, da inspiração inicial à montagem do desfile”. Tem amostras de tecidos, lookbook, o molde de um dos looks para quem quiser confeccioná-lo – pode ser baixado no site da marca – o perfil de cada membro da equipe de criação e até um disco compacto de vinil (45 RPM) com a trilha sonora do desfile, para ser tocado com a ajuda dos dedos. “Acho que no momento as pessoas estão precisando compartilhar emoções”, resumiu Jonathan Anderson.
A julgar por essa mostra, várias surpresas fashion nos aguardam. Em várias formas, tamanhos, cores e interatividade. Afinal, não é isso que se espera de uma temporada de moda?
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle
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