Difícil falar de sonhos em um país devastado pela Covid-19 como a Itália – onde a pandemia explodiu no Ocidente, no final da Semana de Moda de Milão, em fevereiro passado. Pois foi exatamente sobre sonhos que o estilista italiano Pierpaolo Piccioli construiu a coleção do outono 2020 para a alta-costura da maison Valentino.
“Não queremos ficar assim, de repente sem sonhos” foi o mote de um trabalho que se revelou uma celebração da expertise do artesanato de luxo, porém realizado em condições adversas. O tal distanciamento social não permitiu que a brigada das “petites mains” do ateliê Valentino se debruçasse horas sobre cada modelo – até quatro pessoas juntas – para aplicar, incrustar, pintar e bordar.
Ao ver o tamanho das limitações que teria de enfrentar, Piccioli convocou a colaboração do fotógrafo inglês Nick Knight, famoso pelo “chiaroscuro” de suas imagens em cores, sempre sugerindo uma atmosfera surreal de sonho. Brilhos, estampas, bordados e outros efeitos especiais que, em condições normais de pressão e temperatura, seriam executados manualmente foram providenciados por imagens digitais criadas por Knight – representando terra, água, fogo e ar – e projetadas sobre 15 vestidos e capas brancas imaculados – alguns deles reedições de famosos modelos usados por Beyoncé e Lady Gaga. Tudo registrado em vídeo.
E aí entrou a grande extravaganza imaginada por Piccioli para superar as restrições impostas pela pandemia. Cada modelo foi executado com cerca de 5 metros de altura e as modelos que os vestiam foram colocadas no alto de escadas, em plataformas suspensas e numa espécie de trapézio. Não houve economia de tecidos e, segundo informações fornecidas pela maison, foram confeccionados vários quilômetros de babados.

As modelos que os vestiam foram colocadas no alto de escadas, em plataformas suspensas e numa espécie de trapézio
A apresentação foi online para convidados da marca ao redor do mundo e presencial para um pequeno grupo de jornalistas da imprensa italiana, reunidos – mas obedecendo o distanciamento – em um palco de filmagens dos lendários estúdios da Cinecittà, em Roma. Bom lembrar que ali foram feitos mega produções hollywoodianas – como Ben-Hur e Cleópatra – e os delírios cinematográficos de Federico Fellini. Em uma coletiva de imprensa via Zoom, Piccioli resumiu suas intenções: “Queria colocar moda, mulheres e poesia no centro de tudo”.

A maison vai adaptar e redimensionar cada modelo ao gosto e medidas de suas consumidoras
O resultado, deslumbrante, está a disposição do público no YouTube. E não, nenhuma cliente da maison Valentino tem 5 metros de altura. A maison vai adaptar e redimensionar cada modelo ao gosto e medidas de suas consumidoras abonadas.
*Com Mario Mendes e Antonia Petta
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle
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