Amada por uns e odiada por outros, a astrologia pode ser uma ferramenta de contribuição para o autoconhecimento. Longe do carimbo místico e de ser um encarte de horóscopos com uma frase sobre o que vai acontecer no seu dia, ela tem um poder muito maior: o de identificar tendências com base em cálculos matemáticos e na observação de ciclos, para assim indicar o melhor caminho e resposta para cada situação, problema e até maneiras melhores de levar a vida.
Astrologia à prova
Em 1961, o estatístico e psicólogo francês Michel Gauquelin publicou um anúncio na revista “Ici Paris” com a oferta gratuita de uma análise de personalidade e horóscopo pessoal para os leitores da publicação. Os interessados deveriam enviar seus nomes, data e local de nascimento e endereço. Das mais de 150 pessoas que responderam ao material personalizado enviado pelo pesquisador, 94% se diziam satisfeitas e mais de 90% disseram que pessoas próximas os reconheciam no perfil enviado.
VEJA TAMBÉM: 10 bilionários mais ricos da China em 2020
Apesar da mostra promissora, os leitores agraciados com a análise da personalidade na verdade haviam recebido o perfil de Marcel Petiot, um famoso médico e serial killer francês, nascido em Auxerre, em 17 de janeiro de 1897. Na época do experimento, Gauquelin comentou que as pessoas tendiam a ver o horóscopo como um espelho.
Escrito nas estrelas
Uma das reviravolta nos estudos astrológicos de Gauquelin aconteceu no final da década de 1950, quando ele e sua esposa, a psicóloga Françoise Schneider-Gauquelin, decidiram analisar a relação entre planetas e traços de personalidade, com o intuito de identificar o motivo de determinadas características serem encontradas em profissionais de alta performance.
Para fundamentar sua pesquisa sobre a relação entre a posição de um planeta no horário e local de nascimento à traços de personalidade de profissionais bem-sucedidos, o estatístico e sua esposa junto a uma equipe de pesquisadores analisaram o perfil de mais de 2.000 personalidades francesas de sucesso e conhecidas. O trabalho, que levou dez anos para ser concluído, usou como base mais de 5.000 documentos biográficos sobre os analisados, escritos por terceiros, identificando, nas palavras dos autores, como os biografados eram adjetivados –impetuoso, decidido, ambicioso, imponente, etc. No total, o estudioso e sua equipe identificaram mais de 6.000 traços para atletas campeões, 10 mil para cientistas, 18 mil para atores e 16 mil para escritores.
Para correlacionar os dados, Gauquelin criou uma ficha para cada característica identificada e listou os nomes das personalidades com tal traço, junto aos posicionamentos planetários de cada uma no horário do nascimento.
Um resultado, em específico, chamou a atenção do estatístico: os dados mostraram uma ligação matemática entre a habilidade para o esporte de alta performance e o posicionamento do planeta Marte no mapa natal. “No fim das contas, havia uma relação estatística cada vez mais sólida entre o momento do nascimento de grandes homens e seu sucesso profissional (…). Tendo coletado mais de 20 mil datas de nascimentos de celebridades profissionais de vários países europeus e dos Estados Unidos, tenho que chegar à conclusão inevitável de que a posição dos planetas no momento do nascimento está ligada ao próprio destino. Que desafio para a mente racional!”, escreveu o estudioso. Mais tarde, o experimento de análise dos 2.000 nomes franceses foi batizado de Efeito Marte.
Os astros como ferramenta de autoconhecimento
Mauricio Bernis, astrólogo certificado pela International Society for Astrological Research, consultor empresarial e presidente da AstroBrasil Consultoria, é o nome de maior destaque no país quando o assunto é astrologia nos negócios. Sobre como o trabalho funciona, o profissional comenta que “a astrologia faz relação entre a posição e movimento dos astros com a vida na terra, ligando os eventos e os ciclos que aplicam a eles”.
E AINDA: Riqueza de bilionários quebra recorde na pandemia e bate US$ 10 trilhões
Bernis defende que a astrologia “não se trata de uma adivinhação ou outras coisas que envolvem o místico, é a aplicação de um modelo matemático. Quando falamos de mapa natal, ali nós temos uma configuração planetária que é resultado de observação milenar que oferece informações. Conforme o posicionamento, há uma tendência e inclinação para um tipo de comportamento em diferentes campos da vida”. O astrólogo comenta ainda sobre estudo que deu origem ao “Efeito Marte” de Gauquelin na Universidade de Sorbonne: “Por meio de métodos estatísticos, ele conseguiu fazer correlações que superam coincidências. O resultado da pesquisa mostra que a probabilidade de uma pessoa com determinado aspecto planetário não ser um atleta de alta performance é de uma em cinco milhões. É quase como acertar na loteria”.
Dentro dos estudo astrológico, o mapa natal de uma pessoa é dividido em setores e cada um está relacionado a um aspecto da vida. Ter tais informações ao alcance das mãos ajuda o indivíduo a entender como ele tende a se comportar e como pode melhorar ou agir diferente. Como o próprio nome sugere, trata-se de um mapa –e mapas servem para nos mostrar onde estamos, assim como a forma de chegar a algum lugar.
Bernis frisa que é preciso fugir das análises simplistas de signos: “Os signos dão um inclinação natural para as coisas da vida, mas não posso estabelecer um padrão de comportamento somente a partir deles. Daí a importância da análise do conjunto como um todo”. O astrólogo exemplifica: “Dependendo do mapa da pessoa, um determinado planeta será regente de assuntos financeiros e, se ele tiver em um ângulo aproximado de 60º com Júpiter, é um indício de que a pessoa terá oportunidade e facilidade de ganhos financeiros. Agora, se alguém tem esse mesmo conjunto mas com a inclinação de 90º, essa pessoa tende a gastar mais. E, assim, cada um dos astros possui um determinado efeito que pode, sim, ser diferente do que prega a natureza do signo”.
Astrologia nos negócios
Sim, a astrologia pode ser aplicada aos negócios e, segundo Bernis, o maior volume de procura está relacionado ao planejamento e à tomada de decisões. “Ela permite uma antevisão dos acontecimento e, por meio do estudo dos ciclos, é possível auxiliar no planejamento.”
O astrólogo conta que a procura por consultas é maior em períodos de crise. “A incerteza do horizonte faz aumentar a busca porque a astrologia é uma ferramenta de tendência e avaliação. Ela ajuda no processo de autoconhecimento, reflexão a respeito de si, comportamento e sentimento. E tudo isso pode ajudar a ver as coisas de perspectivas diferentes ou evitar decisões ruins.”
LEIA AQUI: 8 bilionários mais jovens do Brasil
Bernis conclui que é preciso alterar a visão mística e esotérica sobre a leitura do posicionamento dos astros: “Nós lemos as leis da natureza, não produzimos nem alteramos nada. É o livre-arbítrio que vai dizer como você vai encarar a chuva, eu consigo dizer conforme o comportamento se a estrada está alagada ou não”.
Veja, na galeria de imagens a seguir, a análise astrológica de Mauricio Bernis sobre o perfil de 12 bilionários do mundo:
-
Forbes Áries
Bilionário: Amancio Ortega, 28 de março de 1936
Fonte da fortuna: Zara
No mapa deste ariano, o Sol não realiza ângulos notáveis, o que reforça sua natureza de ser um pioneiro, que toma iniciativas por conta própria sem medo dos resultados. A Lua Crescente em Gêmeos faz dele um bom negociador e comunicador capaz de movimentar intensamente seus negócios e as pessoas ao seu redor. Há também um destaque de Vênus, Saturno e Mercúrio conjuntos em Peixes conferindo-lhe facilidade e integração com a moda, a estética e afins. Marte e Urano conjuntos fazem com que suas iniciativas estejam à frente do tempo, com antevisão acertada e concreta das tendências. Personalidade expansiva e diretiva, que sabe concentrar esforços para chegar ao fim pretendido. A impulsividade por vezes é uma aliada. -
Forbes Touro
Bilionário: Mark Zuckerberg, 14 de maio de 1984
Fonte da fortuna: FacebookTaurino com a Lua Cheia em Escorpião. Também se encontram em Escorpião Marte Saturno e Plutão, caracterizando uma personalidade instintiva e controladora. Vênus em conjunção com Sol faz dele um sedutor e diplomata. Mercúrio em Áries formando um trígono com Netuno traz a intuição e a visão ampla e coletiva que propiciou o bom aproveitamento das oportunidades. A perseverança e a determinação taurinas mostram os resultados em sua trajetória empreendedora, aliada à agilidade mental de Mercúrio em Áries. Essa posição astrológica de Mercúrio também se destaca em suas manifestações pessoais e em sua comunicação. O destaque maior deste mapa astrológico é o senso estratégico e a capacidade de vencer obstáculos e a concorrência.
-
Forbes Gêmeos
Bilionário: François Pinault, 28 de maio de 1962
Fonte da fortuna: Grupo KeringUm geminiano que veio agraciado com ascendente em Libra e o seu regente Vênus no Meio do Céu. Essa combinação faz dele uma pessoa sintonizada com as tendências de moda, luxo, beleza e estética, além de um elevado tino comercial pela presença de Mercúrio em Gêmeos. Destaca-se em seu mapa um grande trígono entre Júpiter Netuno e Vênus, aspecto de facilidade e fluidez. Esse triângulo lhe dota de sorte e facilidade em negócios. Tem intuição para saber de onde vem o dinheiro e como se encontrar com ele. A Lua e Marte em Áries adicionam a essas características uma força de iniciativa e competitividade, conquista e vitória sobre seus concorrentes. Flexível e ao mesmo tempo tem um toque autoritário. Conduz seus negócios com aplicação de conhecimento e visão amplas.
-
Forbes Câncer
Bilionário: Elon Musk, 28 de junho de 1971
Fonte da fortuna: Tesla e SpaceXApesar de canceriano, signo ligado à tradição e ao passado, o mapa do Elon Musk apresenta uma quadratura de Urano com Sol e Mercúrio, dotando-o de uma capacidade visionária inconvencional e absolutamente fora dos padrões tradicionais. Contudo, por ser canceriano resgata sempre o conceito de Tesla e também se propõe a ser um auxiliar na melhoria das condições da humanidade. Essa postura tem origem no signo de Câncer, o cuidador, o instinto maternal. Com Marte em Aquário tem iniciativas futuristas, com tendência de estar à frente do seu tempo e por vezes pagar um preço pela incompreensão dos outros. A Lua Crescente em Virgem permite a capacidade imaginativa seja colocada em prática de forma organizada detalhista. Com personalidade amável é por vezes impaciente e imediatista, constituindo-se em um líder diferenciado.
-
Anúncio publicitário -
Forbes Leão
Bilionário: Larry Ellison, 17 de agosto de 1944
Fonte da fortuna: Oracle CorporationA combinação de Sol, Lua e Plutão em Leão com Júpiter, Vênus, Mercúrio e Marte em Virgem faz de Larry um empreendedor que une o controle com a precisão. Arrojado e destemido, se mostra bastante confiante em suas iniciativas e determinações, sem perder o senso analítico. Possui uma especial capacidade de perceber os pequenos detalhes que têm importância nos resultados que obtém. Os planetas estão configurados em um feixe, indicando que ele é um especialista direcionado a resultados com foco e aplicação do conhecimento. Capaz de unir intuição com razão, de forma a lhe permitir uma ampla antevisão das tendências. De memória excepcional, é fácil de entender porque criou a Oracle.
-
Virgem
Bilionário: Warren Buffett, 30 de agosto de 1930
Fonte da fortuna: Berkshire HathawayVirginiano com Netuno em conjunção com Sol, o que indica uma capacidade em unir o método e o sistema com a ampla visão de negócios. Detalhista, bastante metódico e sempre em busca de técnicas no aprimoramento e estruturação dos negócios e das finanças. Com Ascendente e a Lua Crescente em Sagitário, Buffett manifesta o desejo expansionista, de crescer além das limitações tradicionais, com base em estudos e conhecimento e não de maneira aventureira e arriscada. Vênus e Mercúrio em Libra lhe conferem a característica da diplomacia e elevada capacidade de negociação, sendo estes atributos de alta valia em seu desenvolvimento profissional. Além destes aspectos, Netuno junto ao Sol e a Lua na Casa 12, mostram sua visão filantrópica e humanitária. Rara capacidade de unir metodologia com síntese.
-
Forbes Libra
Bilionário: Jacqueline Mars, 10 de outubro de 1939
Fonte da fortuna: Mars Inc.Um mapa rico em aspectos tensos, difíceis mesmo. Com o Sol, Vênus e Mercúrio em Libra tem uma personalidade diplomática e com boa capacidade nas negociações, porém, devido a tensões entre Plutão, Marte e Saturno está sujeita a viver muitas dificuldades e problemas. Essas condições astrológicas também formam uma personalidade forte, determinada com um nível de agressividade suficiente para chegar aonde chegou nos negócios. A Lua está em Virgem, trazendo um sentido metódico, sistemático, detalhista e quase rígido em sua maneira de se expressar. Com Júpiter e Saturno em Áries, e Urano em Touro podemos ver nela uma guerreira que é, ao mesmo tempo, visionária. De fato, só entra em batalhas para vencer. A iniciativa é uma de suas marcas de comportamento.
-
Forbes Escorpião
Bilionário: Bill Gates, 28 de outubro de 1955
Fonte da fortuna: MicrosoftO Sol em Escorpião formando uma quadratura com Urano, mostra Bill Gates de forma inconvencional, mas controladora, que cria, inova e surpreende. O Sol também faz uma conjunção com Netuno, que lhe dá a perspectiva de distribuir algo para o maior número possível de pessoas, bem como a sua inclinação filantrópica ligada aos assuntos da saúde. Com a Lua Cheia em Áries foi pioneiro e arrojado competidor. Essa mesma Lua, em trígono com Urano, reforça sua capacidade instintiva de inovar e diferenciar. Nasceu com a conjunção de Júpiter e Plutão, o que o faz crescer empresarialmente de forma estratégica. Uma personalidade manipuladora. Saturno e Vênus também em Escorpião mostram a sua capacidade de acumulação de riquezas. Respondendo à sua natureza escorpiônica, tem uma imagem controversa.
-
Forbes Sagitário
Bilionário: Jay-Z, 4 de dezembro de 1969
Fonte da fortuna: DiversificadoA expansividade da natureza sagitariana se faz notável neste mapa. A Lua em conjunção com Urano indica a busca pelo não convencional e pela diferenciação, marcas que unem a força energética com a libertação. Vênus em conjunção com Netuno lhe dota da capacidade artística; e, em Escorpião, dá profundidade e provocação. Outras posições de seu mapa mostram sua capacidade de vencer obstáculos e de crescer em meio a adversidades, tais como Saturno em elevação –presente nos mapas de quem vem de origem pobre e chega a posições de riqueza e comando. Plutão em destaque o inclina a uma personalidade poderosa, estratégica e dominadora. Não revela tudo, tem sempre algo oculto.
-
Forbes Capricórnio
Bilionário: Jeff Bezos, 12 de janeiro de 1964
Fonte da fortuna: AmazonCom Sol, Marte e Mercúrio em capricórnio encontramos a persistência, a determinação e a força para escalar a montanha mais alta possível até seu topo, independente da dificuldade. Júpiter o agente da expansão estava em áreas de Áries quando o Jeff Bezos nasceu, sendo uma indicação de expansão rápida e pioneirismo. Neste mapa encontramos também diversas conjunções importantes que reforçam a ligação com a modernidade e a iniciativa inovadora. A Lua, provavelmente em Sagitário, marca a expansividade comercial, por se aplicar a Mercúrio, o regente do comércio e da comunicação. Em adição a isso, o Sol forma ângulos notáveis e prósperos com Netuno e Plutão de forma que o capacita a perceber tendências nos negócios com uma antevisão ampla. Também mostra uma personalidade forte e centralizadora.
-
Forbes Aquário
Bilionário: Carlos Slim Helu, 28 de janeiro de 1940
Fonte da fortuna: America MovilUm aquariano que tem Mercúrio conjunto ao Sol, e a Lua em conjunção com Netuno, uma combinação que faz dele um visionário que consegue aliar método, disciplina e visão de futuro. A lógica norteia suas decisões, com uma força de ação dirigida pela presença de Marte, Saturno e Júpiter em Áries, que faz dele um guerreiro vitorioso. Plutão se destaca denotando uma personalidade forte, dominadora e estratégica. Vênus em Peixes faz um contraponto, permitindo que Slim seja diplomático e bom negociador, sintonizado com as tendências modernas da administração. Além disso, é intuitivo e também analítico, uma rara combinação que justifica muito bem seu sucesso profissional.
-
Forbes Peixes
Bilionário: Bernard Arnault, 5 de março de 1949
Fonte da fortuna: LVMHEra de se prever que o Papa da Moda nascesse com Sol em Peixes em conjunção com Vênus e Marte na Casa 7. Essa condição faz com que ele tenha uma visão e um senso de equilíbrio entre a iniciativa, a técnica, a engenharia e a beleza/estética. O ascendente em Leão e Saturno em Virgem ali próximo, fazem dele um trabalhador que ascende ao topo das montanhas que deseja subir. A Lua em Touro Crescente no Meio do Céu reforça ainda mais sua capacidade em lidar com os corretos valores e como os dimensionar. Recebe uma grande força dos aspectos de Júpiter, o que faz dele um expansionista planejado ou um planejador excelente que, com Mercúrio em Aquário, sabe ver e identificar oportunidades que ainda estão por acontecer. Intuitivo e imaginativo, é um líder carismático ao mesmo tempo reservado em sua vida e assuntos pessoais.
Áries
Bilionário: Amancio Ortega, 28 de março de 1936
Fonte da fortuna: Zara
No mapa deste ariano, o Sol não realiza ângulos notáveis, o que reforça sua natureza de ser um pioneiro, que toma iniciativas por conta própria sem medo dos resultados. A Lua Crescente em Gêmeos faz dele um bom negociador e comunicador capaz de movimentar intensamente seus negócios e as pessoas ao seu redor. Há também um destaque de Vênus, Saturno e Mercúrio conjuntos em Peixes conferindo-lhe facilidade e integração com a moda, a estética e afins. Marte e Urano conjuntos fazem com que suas iniciativas estejam à frente do tempo, com antevisão acertada e concreta das tendências. Personalidade expansiva e diretiva, que sabe concentrar esforços para chegar ao fim pretendido. A impulsividade por vezes é uma aliada.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.