Você já ouviu falar em alopecia de tração? Ela é uma das principais causas de queda de cabelo, principalmente nas mulheres, e também uma das mais fáceis de prevenir. Por isso é muito importante conhecer este problema. Alguns tipos de penteados que esticam muito os fios para trás podem levar a uma lesão no folículo piloso e a uma queda dos fios na linha de implantação do cabelo.
Este tipo de queda é conhecida como alopecia de tração e ocorre principalmente entre algumas atividades profissionais que necessitam usar esse tipo de penteados como bailarinas e atletas, mas também crianças.
LEIA TAMBÉM: Como celebridades ajudam na aceitação de transplantes capilares
Mulheres que têm cabelo crespo muitas vezes tentam alisá-lo penteando-o e prendendo-o com muita tensão, ou fazem tranças muito apertadas, levando a uma perda capilar a longo prazo.
O uso de extensões capilares, os conhecidos megahair, que são presos na raiz do cabelo, também podem ocasionar queda de fios por tração.
A top model Naomi Campbell é uma das famosas que já sofreu com este problema e a lista é muito maior, incluindo outros nomes como Christina Aguilera, Victoria Beckham e Serena Williams.
Essa perda de fios ocorre muito lentamente e, por isto, muitas vezes não é detectada precocemente, somente em estágio mais avançado.
O tratamento é retirar a tração e não utilizar os penteados que esticam muito o cabelo, deixando-os soltos ou com penteados mais leves, sempre que possível. Na maioria dos casos, somente com esta medida os cabelos voltam a nascer. Também está indicado retirar o aplique de extensões capilares. Em alguns casos mais avançados, com perda definitiva, o transplante capilar pode estar indicado para repor os fios perdidos.
Se você utiliza ou conhece alguém que usa esse tipo de penteado, fique atenta, pois ele pode levar à perda de fios, e este é um problema mais comum do que se imagina.
Márcio Crisóstomo é cirurgião plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy, especialista em Transplante Capilar nos Estados Unidos pelo American Board of Hair Restoration Surgery, com pós-graduação em Surgical Leadership pela Harvard Medical School.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.