“Olha lá, fulana virou blogueirinha.” Quem nunca ouviu uma frase assim antes, quando começou a produzir conteúdo nas redes sociais, seja para compartilhar sua própria vida e conhecimento, ou para alavancar seu negócio?
Quando falo sobre produção de conteúdo, muita gente acredita que isso é apenas coisa de influenciadores e blogueiros. Essa visão só atrapalha. Nós vivemos em uma era digital, e a produção de conteúdo é tão importante para um negócio hoje quanto outras áreas mais consolidadas.
Leia mais:
- Quem fala de tudo não se torna referência em nada
- Como o digital mudou o empreendedorismo?
- Conheça os primeiros passos para digitalizar seu negócio
Tenho falado bastante sobre esse tema, porque, depois de anos ensinando pessoas comuns a empreenderem no digital, percebi que uma das maiores dores do empreendedor atualmente é saber como produzir conteúdo nas redes para seu negócio, seja ele qual for. Foi, inclusive, por isso, que eu criei o CREATORS, que é o treinamento da minha empresa de educação voltada para produção de conteúdo com estratégia.
A coluna dessa semana é dedicada a te ajudar nessa questão, empreendedor. Você tem um negócio, e, através desse negócio, você oferece soluções para seu cliente, certo? Talvez suas soluções sejam através de produtos, serviços, infoprodutos, system as a service (SaaS). Independente de qual solução você oferece, você tem clientes e precisa comunicar para eles o que vende e o porquê de eles escolherem a sua empresa, no meio da multidão de opções que existem no mercado.
Toda empresa precisa se comunicar com seus clientes, isso é inescapável, e para que isso aconteça, é preciso estar onde esses clientes estão. Se a maioria das pessoas possui redes sociais e passa várias horas do dia navegando nelas, então é inteligente que você e sua empresa estejam ali também. Mas como?
Muita gente esquece que o cliente não é uma pessoa que acorda e decide que quer comprar algo. Ele é uma pessoa comum, que navega nas redes sociais buscando se entreter, relacionar e, eventualmente, comprar algo que lhe chame atenção. Seu cliente assiste séries, tem hobbies, dificuldades, medos, sonhos, interesses diversos… e se você quer se comunicar com ele, então o primeiro passo é entender isso. Ele não está vivendo procurando a sua empresa, é a sua empresa que precisa dedicar esforço para aparecer na vida dele.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Dito isso, o que você, empreendedor, precisa saber na hora de produzir conteúdo para seu negócio nas plataformas digitais?
- Entregue o que os outros querem ver, e não só aquilo que você quer que eles vejam. Em vez de produzir um conteúdo só falando sobre o que você quer que o cliente saiba, comece entendendo o que ELE quer ver ali. Quais são suas dificuldades, medos, desejos, dúvidas? Responda e resolva elas através da sua comunicação.
- Entretenimento como base. Ninguém entra em uma rede social para comprar algo, as pessoas estão ali para se entreterem, seja através de um conteúdo informativo, engraçado, curioso ou inspiracional.
- Força de vontade não te fará ser constante. Disputamos hoje por atenção, e, para ter mais atenção das pessoas, é preciso aparecer mais para elas, ou seja, ter mais constância na hora de produzir conteúdo. Ok, mas não é tão fácil quanto parece. Para ser constante, você precisa de ORGANIZAÇÃO, não só de “força de vontade”, como te fizeram acreditar. Organize sua produção de conteúdo em agenda, separe dias para criar, outros para gravar e editar, isso te fará ser mais produtivo e tornará a constância muito mais fácil.
- Quebre o padrão. Para se destacar, é preciso se diferenciar. Se todo mundo do seu nicho está produzindo conteúdo de um jeito, ouse fazer totalmente diferente. Nós aqui temos a quebra de padrão como regra. Cada vez que pensamos em um assunto para comunicar através de um conteúdo, pensamos: como podemos fazer isso de forma diferente, criativa e disruptiva?
- Unir o que você faz com o que o outro conhece. Se você é de uma área específica e as pessoas não parecem estar engajando nos seus conteúdos, tente fazer o seguinte: mapeie assuntos globais, de entendimento geral, e crie um conteúdo relacionando esse assunto com o que você vende. Exemplo: você tem um negócio de unhas, por que não produzir um conteúdo ensinando como fazer unhas fáceis inspiradas no filme Barbie?
Ou seja, na hora de produzir conteúdo, pense da seguinte forma: como eu posso entregar o que o meu público quer ver e saber, inserir aquilo que eu quero que ele saiba sobre mim, minha empresa e nossa solução, empacotando isso em um formato que gere entretenimento? Se você fizer isso, garanto que o crescimento do seu negócio será muito maior, assim como a preferência dos clientes ao escolherem a sua empresa no meio de tantas outras.
Espero que tenha te ajudado. Até a semana que vem!
Isabela Matte tem 24 anos, é mãe, empreendedora desde os 12, escritora, pós graduada em Filosofia, influenciadora, palestrante, podcaster, Under 30 e educadora. Fundadora da marca Isabela Matte e da edtech de empreendedorismo digital IMATIZE.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.