Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Escolhas do editor / Por que a Apple não é a empresa mais valiosa do mundo

Por que a Apple não é a empresa mais valiosa do mundo

Apesar do US$ 1 tri, empresa tem valor de mercado menor do que a Amazon

Alap Shah
03/08/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Por que a Apple não é a empresa mais valiosa do mundo - iStock
Por que a Apple não é a empresa mais valiosa do mundo - iStock

Métrica usada para mensurar o valor de uma empresa leva em conta custo operacional total e ajuste da estrutura de capital.

Na última quinta-feira (3), a Apple se tornou a primeira empresa pública norte-americana a valer US$ 1 trilhão. Suas ações subiram 2,8%, para US$ 207,05, elevando o ganho para 9% desde a terça-feira (31), quando divulgou seu relatório trimestral. A administração da Apple reportou resultados acima do esperado e mencionou que comprou de volta US$ 20 bilhões de suas próprias ações.

VEJA TAMBÉM:Apple atinge US$ 1 tri em valor de mercado

Mas, apesar de toda a cobertura da imprensa em torno desse importante marco, a Apple ainda não é a empresa mais valiosa do mundo. O título pertence à também gigante de tecnologia Amazon, de Jeff Bezos. Mas por que, se a capitalização de mercado da varejista online é de “apenas” US$ 887 bilhões? A chave está na métrica usada para medir o valor de uma empresa.

A maioria dos analistas usa o “valor da empresa” em vez de “valor de mercado” para medir quanto vale uma companhia, o que leva em conta custo operacional total e ajuste da estrutura de capital (capital próprio, dívida e dinheiro). Uma grande parte do valor patrimonial da Apple está em sua reserva financeira, o que não reflete o valor contínuo da empresa. Ela poderia usar esse recurso para emitir dividendos ou recomprar ações, mas isso não mudaria o valor real da empresa com base em seus possíveis lucros futuros. Na verdade, a Apple normalmente compra de volta ações a cada trimestre.

A Amazon superou a Apple em valor de mercado em junho, durante a sua ascensão meteórica, e agora vale US$ 80 bilhões a mais do que a companhia comandada por Tim Cook. A Amazon e a Apple são apenas duas das gigantes da tecnologia, mas que agora formam as empresas mais valiosas do mundo. A FORBES analisou o restante das grandes companhias do setor tecnológico para traçar seus valores corporativos ao longo do tempo.

Valor das gigantes da tecnologia

Apple e Google vêm liderando o setor desde 2016. No entanto, por volta de fevereiro deste ano, a Amazon superou a concorrente e se tornou a mais valiosa. Porém, perdeu o posto por um breve período.

E AINDA:Resultados trimestrais da Apple superam estimativas

O Facebook e a Netflix, embora também integrantes do grupo FAANG (bolha tecnológica formada pelo Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google), têm atualmente um valor muito menor do que as duas primeiras colocadas.

Independentemente do valor da empresa ou do valor de mercado, a tecnologia domina

O ponto mais importante a ser notado é que esses gigantes da tecnologia estão assumindo o papel de mais valiosos do mundo, tanto em valor da empresa quanto em valor de mercado. Em julho, o “Consumer News and Business Channel”, canal por assinatura voltado a negócios, informou que a maioria dos retornos deste ano no índice S&P 500 veio das grandes organizações do setor tecnológico. Elas são responsáveis ​​por 99% dos retornos do S&P 500 em 2018, o que significa que o restante do índice permaneceu praticamente estável. Os dados são de 10 de julho de 2018.

Este cenário não se repetia desde o último boom das ponto.com na década de 1990, quando esperava-se que a Cisco se tornasse a primeira empresa de US$ 1 trilhão. A FORBES mapeou o desempenho de algumas companhias de tecnologia e petróleo para ver como a liderança de mercado mudou na última década.

Em dezembro de 2007, a PetroChina chegou a valer mais de US$ 1,3 trilhão, o pico máximo de valor de mercado da gigante chinesa.

Em 2006, a Microsoft teve a quarta maior capitalização de mercado, chegando a ser, no primeiro trimestre, a terceira mais valiosa, com US$ 299 bilhões. No decorrer do ano, no entanto, foi ultrapassada pela Exxon, GE e PetroChina – e seguida de perto pela Total.

LEIA MAIS:Apple vai mudar configurações do iPhone

Em 2011, a Apple ficou em terceiro lugar, com a Exxon e a PetroChina nas primeiras posições, e chegou ao valor de mercado de US$ 392 bilhões em outubro de 2011.

Em 2016, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook conquistaram os quatro maiores valores de mercado, diferente da situação atual.

Com base na monstruosa participação de mercado, a FORBES prevê que os gigantes da tecnologia irão governar por algum tempo – a menos que ocorra outro estouro da bolha.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • ações
  • Amazon
  • Apple
  • bilhões
  • capital
  • capitalização
  • cenário
  • Cisco
  • CNBC
  • companhia
  • Compra
  • corporativo
  • custo
  • desempenho
  • Dinheiro
  • dívida
  • dólar
  • Empresa
  • empresarial
  • estrutura
  • Exxon
  • FAANG
  • Facebook
  • FORBES
  • Futuro
  • GE
  • google
  • imprensa
  • investimento
  • Liderança
  • lucro
  • mercado
  • métrica
  • Microsoft
  • Netflix
  • Organização
  • Pacífico
  • patrimônio
  • Petróleo
  • recompra
  • recurso
  • relatório
  • resultado
  • retorno
  • S&P 500
  • Tecnologia
  • tesouro
  • Tim cook
  • Total
  • Trilhão
  • trimestre
  • Vale do Silício
  • Valor
  • valor de mercado

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

  • Divulgação/Suzano

    Suzano Fecha 1º Trimestre com Resultado Operacional Abaixo do Esperado

  • CSN

    Prejuízo da CSN no 1º Trimestre Sobe para R$ 731,6 Mi

  • Por Que a Geração Z Tem Dificuldade em Encontrar a Felicidade

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.