A Forbes Brasil dá mais um passo rumo à regionalização da revista, maior título de negócios do mundo, e chega ao Nordeste com o primeiro Power Dinner na região, que aconteceu na última quarta-feira (2), em Recife. “Vivemos em um Brasil de 210 milhões de habitantes e com muitas histórias inspiradoras que merecem ganhar o cenário nacional”, disse Antonio Camarotti, CEO e publisher da Forbes Brasil, sobre o que o levou a liderar o projeto de regionalização da revista, lançada há 12 anos no país.
O evento reuniu as principais lideranças empresariais da região para celebrar o empreendedorismo e discutir o futuro dos negócios no Brasil. O estado de Pernambuco, berço de alguns dos grupos empresariais familiares mais bem-sucedidos do país, inaugura a presença da revista no Nordeste, após sua chegada em Brasília. “Tenho relações fortes com Pernambuco, já morei em Recife e conheço de perto a força da economia e do empresariado pernambucano”, disse Camarotti.
Leia também
O primeiro Forbes Power Dinner Pernambuco aconteceu no recém-inaugurado Novotel Recife Marina e contou com painéis focados em temas cruciais para o desenvolvimento empresarial, como gestão, governança e a relevância das práticas ESG (sigla que define compromissos ambientais, sociais e de governança) para negócios inovadores. “É muito importante para nós receber o evento da Forbes, que é uma marca referência e vai agregar muito para Recife e para o Nordeste com cruzamento de conhecimento e networking”, diz Romero Maranhão Filho, diretor na Maxxima Empreendimentos e sócio-investidor do Novotel Recife Marina.
Gestão e compromisso social em pauta
No primeiro painel, Cecília Brennand, fundadora do Aria Social, que já atendeu mais de 10 mil jovens em 30 anos com aulas de dança, música e língua portuguesa, e Geyze Diniz, cofundadora do Pacto Contra a Fome, que ambiciona acabar com a fome no país até 2030, compartilharam suas trajetórias no empreendedorismo social. Além disso, trouxeram suas visões sobre o papel e a responsabilidade das empresas e dos líderes em serem agentes de transformação da sociedade.
“O papel que a Forbes está exercendo em regionalizar é fundamental porque por mais que as empresas sejam nacionais, é importante ter o foco regional para manter a cultura e o desenvolvimento em cada estado ou cidade”, diz Geyze Diniz, cofundadora do Pacto Contra a Fome.
O segundo painel abordou a gestão de negócios familiares e os desafios – e oportunidades – enfrentados pelas novas gerações à frente dessas organizações. Marisa Hardman Paranhos, sócia da Valor Gestão e Governança, conduziu o debate com Marcelo Vieira, do Grupo EVIPAR, e Paulo Sales, do Grupo Baterias Moura. “O legado em movimento diz respeito a honrar o que foi construído e manter a missão no presente, pensando nas gerações futuras”, diz Marisa Hardman Paranhos. “O sucesso da empresa familiar é uma mistura da paixão do fundador e da fundadora, com muito trabalho e foco na gestão”, disse Paulo Sales em sua participação no talk.
Especialista em governança corporativa e gestão de empresas familiares, Paranhos enxerga um grande potencial em dividir os cases do empresariado local com todo o país. “O Brasil precisa ser sem fronteiras. Temos muitas histórias boas aqui em Pernambuco que podem ser divulgadas para o país como um todo, e vice-versa.”
Durante o painel, Marcelo Vieira também destacou a relevância da expansão do título no Brasil: “Pernambuco agradece essa oportunidade de receber a Forbes. Isso é muito importante para o nosso ecossistema empresarial.”
Ao final da noite, Antonio Camarotti, CEO e Publisher da Forbes Brasil, conversou com Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, sobre sua trajetória do automobilismo à gestão da maior empresa calçadista do país. Bartelle compartilhou desafios pessoais e da sua empresa, além de cases de sucesso da companhia. “O Brasil é continental, e é muito importante que a gente troque ideias entre os empresários e conheça as dificuldades e as fortalezas de cada um para desenvolver cada vez mais o nosso país”, afirma Bartelle.
Parcerias estratégicas impulsionam a chegada da Forbes ao Nordeste
O Forbes Power Dinner Pernambuco contou com o patrocínio de JLR (Range Rover), NW Group e Royal Salute – em uma noite brindada com o whisky Royal Salute Signature Blend e o champagne G.H. Mumm Grand Cordon Brut.
São marcas que reconhecem a importância de apoiar iniciativas que promovam o networking e o fortalecimento do ecossistema empresarial brasileiro. “Nasci no interior do Paraná e logo descobri que o Brasil é gigante. Embora falemos a mesma língua, temos culturas e riquezas regionais. A chegada da Forbes valoriza isso e enriquece a sociedade local”, disse Nelson Wilians, fundador e presidente do Nelson Wilians Advogados, que tem escritórios em todo o país.
“Cada um de vocês aqui é um líder que inspira dentro dos seus segmentos, e isso é exatamente o que a gente busca reforçar com a nossa marca”, disse João Henrique de Oliveira, presidente da JLR para América Latina e Caribe, ressaltando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a importância da liderança e das organizações trabalharem pela transformação da sociedade.
A chegada da Forbes Brasil ao Nordeste, que representa um marco na trajetória da revista, também foi impulsionada pela visão estratégica e o comprometimento de Marisa Hardman Paranhos, incentivadora e peça-chave para a realização do primeiro evento em Recife. “Essa é uma ideia que eu tenho há muito tempo, mas faltava o momento certo com as parcerias certas”, diz Antonio Camarotti.
O projeto foi concretizado graças à parceria fundamental de Eduarda Haeckel Vieira e Camila Haeckel Blanke, sócias da Agência Inspiração. Eduarda e Camila trouxeram sua expertise em organização de eventos e curadoria de experiências para a estruturação e produção do primeiro Forbes Power Dinner na região.
“A regionalização da revista e a chegada ao Nordeste é algo grandioso, e não poderia começar por outro estado que não fosse Pernambuco”, diz Eduarda Haeckel Vieira. “Recebemos com muita alegria esse veículo que todo mundo já conhece e admira”, complementa Camila Haeckel Blanke.
Juntas, as três líderes não apenas ajudaram a viabilizar o evento, mas também reforçaram a relevância do empresariado pernambucano no cenário nacional, consolidando o papel do estado como um motor de inovação.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Além de celebrar esse legado, o Forbes Power Dinner Pernambuco projeta os futuros desafios e oportunidades da região. O evento marca o segundo passo no projeto de regionalização da Forbes Brasil, que teve início em Brasília, e reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento econômico e social do país, especialmente em uma região tão estratégica como o Nordeste.
Confira quem passou pelo evento na galeria abaixo:
-
Dayvison Nunes Antonio Camarotti e Pedro Bartelle
-
Lu Prezia Katarina Camarotti, Antonio Camarotti e Leticia Nanci
-
Lu Prezia Pedro e Claudia Bartelle
-
Lu Prezia Cecilia Brennand
-
Lu Prezia Marcelo Vieira e Eduarda Haeckel Vieira
-
Lu Prezia Paulo Sales
-
Dayvison Nunes Marcelo Vieira, Paulo Sales e Marisa Hardman Paranhos
-
Lu Prezia João Oliveira e Camila Mateus
-
Lu Prezia Eduarda Haeckel Vieira
-
Lu Prezia Camila Haeckel Blanke
-
Dayvison Nunes Cecilia Brennand, Geyze Diniz e Fernanda de Almeida
-
Lu Prezia Marisa Hardman Paranhos
-
Dayvison Nunes Silvio Meira e Tania Schwambach
-
Lu Prezia Romero Maranhão Filho
-
Lu Prezia Nelson e Anne Wilians
-
Dayvison Nunes Forbes Power Dinner
-
Lu Prezia João Oliveira, Pedro Schwambach e Nelson Wilians
-
Lu Prezia Geyze Diniz
-
Lu Prezia Henrique Rebello e Patricia Nery
-
Lu Prezia Diego Belo de Sousa e Silva
-
Lu Prezia Marisa Hardman e Luiz Felipe Paranhos
-
Lu Prezia Eduarda e Camila Haeckel
-
Lu Prezia Maria Julia e Alvaro Dantas
-
Lu Prezia Brenda Guimarães, Fabiana Junes e Reiville Serra
-
Lu Prezia Camila e Guilherme Blanke
-
Lu Prezia Carla da Fonte e Edson Cunha
-
Lu Prezia Fernando Emerenciano e Carolina Brennand
-
Lu Prezia Pedro e Nathalia Pimenta Da Veiga e Marcella Balthar e Guilherme Tavares
-
Lu Prezia Patricia Dantas, Lucia Fleury e Katarina Camarotti
-
Lu Prezia Mariana Mesquita, Nicole Chang, Juliana Maranhao
-
Dayvison Nunes André Penazzi, Nelson Wilians e Fernando Cavalcanti
-
Lu Prezia Mayra Rossiter
-
Lu Prezia Fran Zanon
-
Lu Prezia Dj Sarah Blackbird
-
Lu Prezia Cris Lemos
-
Lu Prezia Tete Moura
-
Lu Prezia Simone e Leonardo Maranhão
-
Lu Prezia Romilda e Frederico Vilaça
-
Lu Prezia Rejane e Sergio Paranhos
-
Lu Prezia Rebeca da Fonte e Camila Haeckel Blanke
-
Lu Prezia Ju Santos
-
Lu Prezia Wilma e José Henrique Figueiredo
-
Lu Prezia Ian Mac Dowell e Silvana Mattoso
-
Lu Prezia Gustavo e Juliana Dubeux
-
Lu Prezia Guilherme Menezes e Dani Ribeiro
-
Lu Prezia Coca e Fernando Figueiredo
-
Lu Prezia Felipe e Germana Barbosa
-
Lu Prezia Marcella e André Maranhão
-
Dayvison Nunes Eduarda Haeckel Vieira, Eduardo Cunha, Mariana Costa, Camila Haeckel Blanke e Antonio Camarotti
-
Lu Prezia Rubens Zogbi
Antonio Camarotti e Pedro Bartelle