A Stock Car vem dando um show para os amantes do automobilismo desde os primórdios. No entanto, um número pouco expressivo de pessoas contava com a possibilidade de assistir às corridas ao vivo. Em 2021, este cenário mudou, uma vez que um dos principais objetivos da nova gestão da categoria é fazer com que todo ser humano com um aparelho celular possa acompanhar as corridas em tempo real, seja qual for o país onde se encontre.
E esse processo de internacionalização das transmissões do campeonato se concretizou através de alguns acordos. Um deles, o de “revenue share” com o MotorsportTV, canal do maior núcleo mundial de notícias sobre automobilismo e conectado a um público potencial de 4,3 bilhões de pessoas. Assim, no auge dos seus 42 anos de história, a já consagrada Stock Car se torna a primeira categoria automobilística brasileira a ser exibida para os fãs da velocidade em todos os países do mundo, ao vivo, e por um veículo de renome internacional. Na plataforma, a transmissão será feita em dois outros idiomas, além do português. A partir do próximo domingo (25), a corrida será narrada e comentada em inglês e em russo.
“A gente já conversou algumas vezes no passado com a Stock sobre a transmissão internacional, mas nunca foi para frente, justamente porque não havia ainda essa pulverização do conteúdo”, comentou Felipe Motta, diretor editorial do Motorsport.com no Brasil. Depois do fim da exclusividade contratual com o Grupo Globo no final de 2020, as conversas com a plataforma internacional foram retomadas. O empresário Luis Fiorese, da agência TacTic, colocou Motta em contato com Fernando Jualianelli, CEO da Vicar. “O Julianelli achou um golaço e então eu escrevi para o Eric Gilbert, presidente da MotorsportTV, que ficou super animado com a ideia logo de cara”, completou o editor jornalístico.
O acordo, inicialmente feito para exibir as corridas em inglês, acabou se estendendo para uma transmissão em russo. “A questão do russo foi muito interessante, porque entre a rede de bases do Motorsport.com e MotorsportTV, a da Rússia é muito forte”, explicou Felipe, ao mesmo tempo que expressou a sua surpresa ao receber um e-mail de Gilbert avisando a decisão da sucursal russa de abraçar o projeto desde a primeira corrida.
“A Stock Car possui uma forte presença internacional, com vários pilotos de F-1 e da Indy. Em 2021, o campeonato será mais forte do que nunca e vai atrair audiência global. Queremos contribuir para esse alcance internacional com nossa produção e comentários, além da cobertura editorial”, completa Gilbert. O campeonato passa a ter a visibilidade internacional que merece, pelo calibre dos competidores, relevância das marcas envolvidas, além do alto nível de competitividade.
“Para nós é uma honra estarmos agora em um veículo mundial como o MotorsportTV. Isso vai nos ajudar a aumentar ainda mais algo que já vínhamos cultivando, que é o interesse de pilotos e fãs de diversos países”, afirma Julianelli.
Contudo, outros acordos foram feitos para uma disseminação ainda mais abrangente das corridas ao vivo. O Carburando, principal programa de motorsport na Argentina e que pertence ao grupo Clarín, anunciou nesta semana que também transmitirá, em espanhol, a temporada 2021 da maior categoria da América do Sul. Notícia importante para o campeonato, que conta com um renomado piloto argentino no grid, Matias Rossi, integrante da equipe Toyota Gazoo Racing.
Mas a missão de difundir a Stock Car não se resume a levar conteúdo à audiência estrangeira. A organização do evento busca abranger o território brasileiro como um todo. A SportTV mantém a parceria de transmissão por televisão paga, ao mesmo tempo que a TV Bandeirantes dará conta de exibir as corridas em rede nacional.
A narração da televisão aberta ficará a cargo de Luc Monteiro, com comentários de Reginaldo Leme e reportagens de Celso Miranda. A Band vem reafirmando o foco no esporte, em especial, o automobilismo. Adquiriu os direitos de transmissão da Fórmula 1 e outras categorias, e firmou um contrato com a Stock Car por cinco temporadas, com opção de renovação por mais cinco em 2025.
Tendo o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna como palco, a temporada 2021 estreia amanhã (24) com Treinos Livres e Classificação, e as duas corridas de 25 e 20 minutos respectivamente, no domingo.
Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.