Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / O novo cargo que as empresas exigem: quem é o Chief Automation Officer?

O novo cargo que as empresas exigem: quem é o Chief Automation Officer?

A automação inteligente (inteligência artificial + automação) tem muito a oferecer para a inovação e transformação de todos os negócios

Tonny Martins
01/03/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

A automação inteligente une inteligência artificial e automação

A inovação é o motor dos negócios. Criar novas capacidades, sinergias ou experiências é chave para manter a relevância de uma empresa no mercado. É por isso que a automação inteligente (IA + Automação) tem muito a oferecer para a inovação e transformação dos negócios em todos os setores. Aqueles que a utilizam hoje estão em melhor posição para enfrentar desafios como inflação, interrupção das cadeias de suprimentos e mudanças demográficas no ambiente de trabalho.

A automação inteligente torna as empresas mais robustas, se implementada com cautela e atenção, pois é essencial cuidar da experiência dos usuários e colaboradores, e avaliar o impacto de automatizar certos processos repetitivos. Nesse contexto, um Chief Automation Officer (CAO) passa a ser um investimento importante para a transformação digital. Essa posição está emergindo rapidamente e ganhando relevância devido ao impacto positivo que a automação tem nos negócios.

O CAO é responsável por implementar os processos de negócios e as decisões na operação de TI com o objetivo de determinar quando e que tipo de estratégia de automação é mais adequada para cada imperativo da empresa, trabalhando com uma ampla gama de líderes de diferentes áreas de forma colaborativa. Com a equipe e os processos corretos, compartilho aqui três maneiras pelas quais os Chief Automation Officers podem transformar os negócios e medir o sucesso:

Todo setor pode se beneficiar da automação inteligente

Ela pode ser usada para mitigar lacunas entre o negócio e a tecnologia, por meio da compreensão de relações e correlações, assim como para a geração de insights profundos e definição de KPIs de referência. Com IA, a exploração de dados não é bloqueada pela falta de uma estrutura de dados e as empresas podem passar da descoberta à tomada de decisão com mais naturalidade, ao mesmo tempo em que promovem uma relação mais colaborativa entre a tecnologia e os colaboradores.

Hoje, não há indústria em que a automação baseada em IA não seja aplicável ou relevante. Na manufatura, por exemplo, pode ajudar a detectar defeitos em componentes fabricados em uma linha de montagem. Em eletrônica, pode ser usada para detectar sons de operação ou controlar automaticamente dispositivos elétricos. Em serviços financeiros, os pagamentos ou dados de comportamento do cliente e do varejo podem ser automatizados para transformar suas experiências de compra.

Foco no trabalho de maior valor para combater à crescente lacuna de habilidades

Além da lacuna de habilidades existente e o impacto que a pandemia teve na força de trabalho, à medida que os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964) estão deixando o mercado global, aproximadamente 2,4 milhões de pessoas a menos estão entrando a cada ano. Abordar a escassez de habilidades e automatizar processos estão entre os principais motivos pelos quais quase uma em cada quatro organizações no mundo está adotando IA.

Segundo o  Global AI Adoption Index 2022, a adoção de IA na América Latina também aumentou. Algumas maneiras pelas quais a IA está ajudando incluem aprendizado assistido ou automatização de tarefas que permitem que trabalhadores qualificados sejam mais produtivos. Hoje, 37% dos profissionais de TI na região dizem que os funcionários de suas organizações estão felizes em trabalhar com IA e 31% dizem que já estão economizando tempo com novos softwares e ferramentas de IA e automação.

Maturidade para transformação já atinge operações de TI e os principais processos de negócios

Duas das áreas mais importantes nas operações de tecnologia das empresas são prevenção e resolução de problemas, devido ao enorme impacto que elas têm nos custos, produtividade e reputação da marca. A rápida expansão digital das empresas levou os líderes de tecnologia a adotar ferramentas AIOps (“AI for IT Operations”, ou seja, inteligência artificial para operações de TI) para aumentar a produtividade de fluxos de trabalho e garantir que o desempenho dos aplicativos e do sistema de TI sejam proativos, confiáveis e contínuos.

Além de aplicar automação inteligente para ajudar a melhorar as operações de TI, também é possível automatizar os processos de negócios em quase todas as áreas de uma organização. Alguns exemplos incluem enviar e-mails de marketing para uma lista de distribuição de clientes, gerenciar pagamentos e benefícios em RH ou automatizar tarefas repetitivas como qualificação de leads, automação de faturas de vendas ou contabilidade, entre outros.

À medida que as empresas continuam a se digitalizar e se modernizar, o CAO pode ajudar a orientar como são usadas as tecnologias de automação inteligentes para atualizar os sistemas de TI e otimizar os processos de negócios, fazendo com que os funcionários possam se concentrar em projetos de impacto. E sua experiência é chave, não apenas usando IA para impulsionar a automação em muitos setores ou casos de uso e abordar a crescente lacuna de habilidades, mas também trabalhando em conjunto com outros executivos C-level, como CIO, CDO, CAIO e COO, para transformar as principais
funções de negócios que impactam nos resultados.

Por Tonny Martins, presidente e líder de Technology da IBM América Latina

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • inteligência artificial (IA)
  • negócios

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

Últimas Notícias

  • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

    Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

  • Divulgação/CVC

    CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

  • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

    Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

  • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

    Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

  • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

    Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

  • Consumo de Milho para Etanol no Brasil Pode Mais Que Dobrar em Breve

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.